Depois de dois
anos de pandemia, nova tendência da moda reflete o anseio da população e o otimismo
por tempos melhoresLoja Lelilu/Shopping Estação Goiânia
Divulgação
A dopamina é um neurotransmissor responsável por
levar informações para várias partes do corpo e, quando liberado, provoca a
sensação de prazer, recompensa, humor e aumento da motivação. A substância está
envolvida nas emoções, nos processos cognitivos, no controle dos movimentos, na
função cardíaca, no aprendizado, na capacidade de atenção e, embora seja
produzida naturalmente pelo corpo, seus níveis podem ser aumentados por meio de
fatores externos.
A princípio, esse é um tema científico que não
parece se encaixar no contexto da moda. No entanto, nesse momento pós-pandemia
de Covid-19, a moda dopamina surgiu como uma tendência que promete
felicidade, renovação e desejo por dias melhores por meio de peças
coloridas.
“As cores nunca estiveram com tanto destaque como
agora. Estamos convivendo ainda de certa forma com o coronavírus e perdas, mas
a esperança por dias melhores também é real e nada melhor do que cores, o
elemento de maior impacto em nossa imagem, para representar esse desejo”, diz a
consultora de moda e sócia do Espaço Integrado de Moda do Shopping Estação
Goiânia, Maristela Barbosa.
Mudança no modo de vestir
Nos últimos dois anos, a Covid-19 provocou
diversas mudanças de comportamento na população e, inclusive, no modo de se
vestir. Inicialmente, a busca era pelo conforto, diante dos dias de quarentena
e confinamento. Posteriormente, com o home office, houve uma grande procura por
acessórios, para pontos focais de atenção durante as reuniões virtuais. Loja Lelilu/Shopping Estação Goiânia
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Atualmente, com o avanço da imunização e o
retorno de atividades presenciais, prevalece entre as pessoas a sensação de
otimismo e, por isso, muitas buscam, por meio das roupas, a energia para lidar
com os novos desafios e as novas rotinas, após tantas transformações.
De acordo com Maristela Barbosa, até as pessoas
mais discretas estão apostando nas cores como forma de “alegrar” um pouco mais
as produções. Ela destaca que, independente das cartelas cromáticas e
temperaturas, as cores marcam presença e ajudam nessa busca por energias mais
vibrantes.
“Cores frias e quentes, fortes, intensas,
vibrantes, estavam presentes no inverno e se colocam mais fortes ainda no
verão. Muito rosa, verde, laranja e azul chegam em combinações cromáticas e
também em estampas contrastantes, sempre remetendo muita comunicação, estilo e
para quem acredita bons sentimentos e vibrações”, afirma ela.
Ainda conforme a consultora, as pessoas têm
buscado mais cores e alto astral em todos os segmentos do vestuários. Roupas,
calçados, acessórios e até nas maquiagens, que estão mais coloridas.
“Geralmente, muitas pessoas consomem cores, mas de forma mais acanhada. E até
mesmo essas estão investindo nas cores por meio dos acessórios, por exemplo,
que também são grandes aliados nessa nova moda dopamina”, finaliza Maristela.
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