Existem
diversos fatores que podem causar a saída dos funcionários da sua empresa. É
possível perder talentos por conta de salários pouco competitivos, rotina
estressante de trabalho, ambientes que
não estimulam o crescimento profissional, lideranças pouco
empáticas, entre várias outras possibilidades.
Não é por acaso, porém, todos esses fatores podem ser evitados com uma cultura organizacional forte, sólida e diversa. Ela é a maior influência sobre como as coisas acontecem no ambiente corporativo, portanto pode ser uma ferramenta poderosa para trabalhar a retenção de talentos.
Por
isso, é fundamental falar sobre a relação próxima
entre cultura corporativa engajadora e turnover.
Abaixo, listo os principais pontos sobre o tema. Confira:
O papel
da cultura corporativa engajadora para
reduzir o turnover
Dinheiro
já não é tudo na hora de um funcionário escolher onde prefere
trabalhar. Uma pesquisa feita pela multinacional de coworkings IWG
aponta que ao ser oferecida uma mesma posição em
diferentes empresas, a maior parte dos entrevistados aceita a vaga na
empresa que oferece uma cultura mais flexível de trabalho, e
não na que oferecesse o melhor plano de carreira
ou o maior contracheque.
A cultura organizacional
não é apenas o que fica acordado no papel sobre onde a empresa
quer chegar, mas transborda também para tudo o que se concretiza no
dia a dia, certo? Com isso, ela afeta diretamente o bem-estar do
funcionário ao longo de 8h do seu dia.
Essa
combinação entre impactar profundamente o dia a dia de trabalho
da empresa + a influência que tem sobre o bem-estar do trabalhador
é o que torna a cultura organizacional tão decisiva,
no sentido de repelir ou de reter os talentos da companhia.
Por
isso, empresas que atuam na prática (e não apenas no discurso)
para tornar o ambiente de trabalho inclusivo, aberto à
participação de todos e com a comunicação interna estimulante, por
exemplo, tendem a criar vínculos mais profundos com a sua força de trabalho.
É
também a cultura empresarial que torna a sua empresa única. A
maneira como os seus funcionários se portam, se vestem, a
organização hierárquica das equipes, a
comunicação transparente, os processos de trabalho, a flexibilidade
oferecida aos funcionários. Tudo isso gera uma combinação de
fatores que só existirá na sua empresa.
E, uma vez
que o funcionário gosta dessa combinação, se sente parte dela e se
identifica com a forma como as coisas são feitas, é
criada uma sensação de pertencimento e lealdade que dificilmente
poderá ser sentida em relação a uma nova empresa da qual ele
não faça parte.
Tudo
isso é levado em consideração na hora de decidir se deve
deixar o cargo na sua organização pela proposta recebida em
outro lugar. E, quando a cultura organizacional faz com
que o funcionário se sinta parte da empresa, é muito mais difícil
decidir partir.
Ferramentas
para engajar os funcionários no dia a dia
A edição 2021 da Trust Barometer,
realizada pela Edelman, aponta que, em comparação ao governo, às ONGs e à
mídia, as empresas são consideradas a única
instituição confiável, competente e ética, com um índice de 61%. Essa
avaliação abre um espaço importante para o fortalecimento
da Comunicação Interna e do papel do líder comunicador.
Por
conta disso, entendemos que os colaboradores assimilam o que é
comunicado pelas empresas como verdade, na maior parte dos
casos, e isso também reforça a importância
de uma cultura organizacional que tenha a
confiança como um de seus pilares de sustentação.
Garanta
que as lideranças estejam comprometidas com o desenvolvimento do
funcionário. Todo funcionário quer crescer na carreira. Saber que existe alguém
olhando pelo seu futuro, disposto a ajudá-lo a corrigir seus erros, a apostar
nos seus pontos fortes e a chegar a algum lugar melhor é valioso para fazer com
que ele queira ficar e aprender mais na sua empresa.
Para
isso, é preciso treinar as lideranças para que
enxerguem o desenvolvimento da
equipe como uma prioridade no seu dia a dia e algo valoroso para
a empresa.
Gabriel Kessler - CGO do Dialog.ci, startup responsável por
desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH,
que funciona como um hub para o colaborador e
melhorar o engajamento dentro das empresas.
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