Pesquisar no Blog

sábado, 12 de março de 2022

Como proteger os fios quimicamente tratados contra os efeitos do Verão

Especialista da Aneethun indica quais cuidados são necessários para manter o cabelo saudável nos dias mais quentes

 

Nada mais gostoso e divertido do que passar o verão curtindo o sol e as águas da praia ou piscina. Porém, para as madeixas que possuem algum tipo de química, o sol forte, o cloro da piscina e o sal do mar costumam desidratar a fibra capilar, podendo causar a quebra do fio, além de deixar um aspecto ressecado. Nesse período, é essencial redobrar os cuidados para evitar problemas como esses. Pensando nisso, a Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, reuniu algumas informações sobre como proteger os fios quimicamente tratados contra os efeitos do verão. Confira:
 

CAPRICHE NA HIDRATAÇÃO

Os procedimentos químicos, como colorações, descolorações e alisamentos de forma geral ressecam o cabelo, pois modificam a estrutura natural da fibra capilar para alcançar o resultado desejado. Segundo Renata Lima, Coordenadora de Educação da Aneethun, o uso de ferramentas de calor, a água do mar e da piscina são verdadeiros vilões para a saúde dos fios que passaram por alguma alteração. “Para os dias de verão a dica é caprichar nas hidratações, potencializando seu efeito com o uso de produtos capazes de nutrir e reparar o fio. A verdade é que a ação oxidativa dos raios solares, dos radicais livres, da poluição e da água proveniente do mar e da piscina dilatam as cutículas das madeixas, facilitando a perda da umidade natural, óleos e oligoelementos essenciais para a sua vitalidade. Por isso nesta estação é muito importante manter a hidratação capilar em dia.
 

CUIDADO COM OS MERGULHOS

O cloro da piscina e o excesso de sal removem a proteção natural da superfície do cabelo e, dependendo do tempo de exposição a esses agentes, o fio pode apresentar, mudança na sua tonalidade, como os cabelos descoloridos, que podem ficar com um aspecto esverdeado. A especialista aponta que o ideal é proteger os cabelos antes de entrar no mar ou na piscina e lavar as madeixas em água corrente, assim que sair da água, a fim de retirar o resíduo de metais e halogênios que se acumulou. “A melhor maneira de proteger o cabelo com química é fazer o uso de produtos adequados antes do mergulho, como óleos reparadores ou finalizadores protetores, e utilizar máscaras que oferecem hidratação máxima logo após”, afirma.
 

EVITE A EXPOSIÇÃO EXCESSIVA AO SOL

Além dos procedimentos químicos, a cutícula capilar também sofre com os danos causados pela exposição aos raios ultravioleta. Para a coordenadora, a proteção solar é fundamental, principalmente para cabelos já processados quimicamente. “Uma forma efetiva de se proteger é mantendo os cabelos mais presos, como coques e tranças, além de usar acessórios como bonés ou chapéus de aba larga. Outra dica super importante é a utilização de finalizadores com filtro solar e óleos capilares antes de sair de casa, já que estes formam um filme no cabelo que acabam minimizando a perda de água e nutrientes”, esclarece.
 

INVISTA EM UMA LINHA PÓS-QUÍMICA

Por fim, a especialista reforça que, por todos os danos que podem ser causados pelos procedimentos químicos, é fundamental investir em uma linha especializada em cabelos quimicamente tratados. “Produtos pós-química possuem fórmulas de ação profunda, garantindo tratamento intensivo aos fios. Opte por aqueles que apresentam fórmulas ricas em óleos reparadores, Ômega, Ceramidas, Tocoferóis e Vitamina E. Esses componentes devolvem a saúde, luminosidade e maciez dos fios. Prevenindo a oxidação, o ressecamento, reduzindo o frizz e, principalmente, reparando sua elasticidade. Dessa forma, as madeixas estarão 100% blindadas contra os efeitos negativos do verão”, conclui.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados