92% dos brasileiros temem pela segurança de dados; especialista em finanças elenca dicas para não cair em cilada na internet
Cresceu a conexão à
internet no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet, um aumento de
3,6 pontos percentuais em relação a 2018. Hoje é possível realizar quase todas
as atividades básicas, como compras de mercado, entregas de restaurantes e
transferências bancárias de forma online.
Mas uma pesquisa realizada
pela Mastercard ao Instituto DataFolha, revelou que 92% dos brasileiros temem
pela segurança de seus dados no ambiente virtual, onde em uma escala de 1 a 10,
sendo 10 muito seguros, a nota média foi 5,1.
Com o aumento dos pedidos de empréstimo durante a pandemia, os golpes relacionados a esse assunto, ganharam nova roupagem sendo aplicados pelo aplicativo de mensagem WhatsApp. Segundo a Simplic, fintech de crédito pessoal online com mais de 4 milhões de brasileiros em sua base, foram realizados mais de 1 milhão e 200 mil pedidos de empréstimo em 2020. “É importante buscar informações sobre o tema e apostar em empresas com credibilidade no mercado antes de contratar um serviço”, afirma Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações.
Pensando nisso, a
especialista comenta os principais cuidados para evitar golpes na hora de
buscar e contratar um empréstimo online. Confira:
Fintechs nunca pedem
depósito adiantado de dinheiro
Esse tipo de ação é
ilegal, portanto, as fintechs que prestam um serviço realmente seguro, não
utilizam desse recurso. Se a empresa está pressionando muito, exigindo rapidez
no fechamento do contrato, também pode ser um sinal de golpe. Contratos de
empréstimos têm de ser muito pensados e decididos com calma. O usuário recebe o
documento para analisar após sinalizar que tem interesse em adquirir o
serviço.
Cuidado com os agiotas e
evite passar seus dados pessoas pelas redes sociais
Assim como os serviços
online, as redes sociais também cresceram no Brasil nos últimos anos. Por serem
uma forma de contato instantânea, muitas vezes são o meio escolhido pelos
clientes para sanação de dúvidas. Porém, como as postagens ficam públicas, o
cuidado com as informações pessoais é primordial. Evite fornecer dados como
endereço, CPF e senhas bancárias de forma pública nas redes. Outra dica é ficar
de olho no contato de possíveis agiotas pela internet. Essas pessoas entram em
contato com o cliente oferecendo um meio mais rápido de empréstimo, que muitas
vezes pode ser um golpe.
Procure um site de
confiança na hora de simular o empréstimo
Pequenos detalhes podem
significar a falta de segurança em um site. Apesar de discretos, eles podem ser
percebidos se analisados com atenção. Por exemplo, no início do endereço
eletrônico, as letras utilizadas têm de ser https e não apenas http. Também é
válido conferir o símbolo de um cadeado, que geralmente aparece antes do site.
Se ele estiver fechado, o site é de confiança e tem seus dados
criptografados.
Pesquise sobre a empresa
Colocar o nome da empresa em um portal de buscas pode ajudar a
tirar dúvidas e resolver indecisões. Lá, vão constar dados como endereço fixo e
contato oficial da empresa, além de outros recursos como fotos e comentários
dos clientes, que podem ser decisivos para o fechamento do negócio. Além disso,
uma dica é olhar as redes sociais da empresa e sites como o Reclame Aqui, para
ter certeza de que a empresa existe e buscar ajudar seus clientes a solucionar
possíveis imprevistos. A Simplic, por exemplo,
oferece serviço de crédito pessoal online no Brasil desde 2014 e investe em
diversas ações para garantir a segurança dos seus clientes, além de conteúdos
educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário