Após o início da
pandemia da Covid-19 as consultas por videoconferência se tornaram possíveis,
gerando uma enorme contribuição na área da saúde em meio às dificuldades
impostas pelo isolamento social. No entanto, apesar de ser um avanço inegável
para a medicina, a forma é somente um pequeno pedaço dos benefícios que a
tecnologia pode proporcionar às pessoas e ao sistema de saúde.
A tecnologia possui
um potencial gigantesco que ainda é muito pouco explorado no sistema de saúde,
principalmente quando se trata de colocar os pacientes no centro e gerar maior
valor para estes. No entanto, o uso do recurso vai além da otimização de
processos para a melhoria da produtividade. Ela pode, por exemplo, auxiliar as
pessoas a participarem e terem um cuidado preventivo da sua saúde; diminuir a
probabilidade de erros de diagnósticos médicos e até mesmo melhorar a forma com que se combate doenças e epidemias.
Vejo que um dos
principais caminhos que deveriam ser seguidos para começar a ampliar o uso da
tecnologia na área da saúde é a integração de registros médicos dos pacientes
de uma forma em que estes dados estejam disponíveis ao próprio usuário, para
assim que ele possa apresentá-los em qualquer clínica, hospital ou local que
precise se consultar.
Hoje, os registros de
saúde dos pacientes estão espalhados em diversas empresas, sendo que cada uma
delas guarda uma parcela dos dados do usuário e nenhuma possui informações
completas sobre eles. Isso ocorre principalmente porque estes arquivos não
estão integrados para que todos possam utilizá-los a serviço do paciente e
assim fazer uma entrega de maior valor em termos de resolução do problema.
Frente a isso,
acredito que se a integração dos registros médicos dos pacientes fossem
disponibilizadas a eles, estes se tornariam participantes ativos no cuidado com
a sua própria saúde, podendo prevenir doenças, participar nas tomadas de decisões
e obter melhores tratamentos.
Além disso, o método
também facilitaria o trabalho dos profissionais de saúde, que poderiam utilizar
esses dados e terem um maior ganho em termos de produtividade e assertividade
nos diagnósticos.
Atualmente, uma das
maiores causas do erro médico é a falta de comunicação, então, quando um médico
possui um painel com todas as informações sobre seus pacientes, como queixa
principal, alergias, dados corporais, uso de medicamentos, doenças
pré-existentes, lesões, históricos de exames e consultas e possíveis alertas, o
seu trabalho pode ser feito com mais eficiência, evitando suposições e
falhas, além de reduzir custos com a duplicidade de exames e re-consultas.
No entanto, não se trata somente de implementar a integração de dados e esperar que o sistema funcione de forma adequada. Todos os participantes tanto profissionais como pacientes precisam estar juntos em uma aliança em prol de uma melhor saúde para todos. Fazendo com que o sistema seja mais participativo e mais integrado onde o foco principal é ajudar todos a viverem mais.
Alexandre
Novakoski
- tem mais de 30
anos de experiência no desenvolvimento de sistemas com foco na experiência do
usuário e é especialista em projetos voltados à transformação digital em diversas
indústrias. O executivo também é o idealizador e um dos fundadores da Ommed, startup de assistência integral à
saúde, que tem a missão de ajudar todos a viverem mais e melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário