Pesquisa realizada pela Associação Brasileira
de Bares e Restaurantes (Abrasel) aponta que apenas 51% dos estabelecimentos do
Rio de Janeiro operaram com lucro ou equilíbrio no período
Os donos de bares e restaurantes ainda
sofrem com os impactos da Covid-19 e Influenza em suas operações no primeiro
trimestre de 2022, momento em que se esperava a recuperação da crise que afetou
o setor. Segundo a mais recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira
de Bares e Restaurantes no RJ (Abrasel RJ), 47% das empresas do estado do Rio
de Janeiro tiveram prejuízo no mês de janeiro, enquanto somente 23% realizaram
lucro e 28% ficaram em equilíbrio.
O levantamento aponta ainda que 49% tiveram o faturamento de
janeiro de 2022 inferior ao de dezembro de 2021. No entanto, mesmo com um
início de ano abaixo das expectativas, mais da metade (51%) dos proprietários
de bares e restaurantes afirmaram ter tido um janeiro melhor em 2022, na
comparação com janeiro de 2021.
"Mesmo com a retomada das atividades do setor de alimentação
fora do lar no Rio, vemos com preocupação o alto índice de empresas que
iniciaram o último mês no vermelho. Termos quase 50% dos bares e restaurantes
do Estado com prejuízo, na alta temporada, em um mês que tradicionalmente havia
maior circulação, é um sinal claro de que o nosso setor segue precisando muito
do apoio do poder público. É preciso não só haver condições de crédito justas,
mas que o Rio volte a ter a pujança econômica e de desenvolvimento que foi
perdida nos últimos anos" - afirma Pedro Hermeto, presidente da Abrasel RJ.
A pesquisa revela ainda que, dos negócios inscritos no Simples
Nacional, quase a metade (47%) têm parcelas em atraso. Destes, 14% já se
encontram com débitos inscritos na dívida ativa da União e conseguiriam
parcelar a dívida com os programas existentes.
Mais de 80% dos bares e restaurantes
aceitam Pix, mas cartão de crédito segue como forma de pagamento preferencial
A nova rodada da pesquisa da Abrasel RJ apurou ainda que 85% das
empresas aceitam Pix. No entanto, a forma de pagamento representa apenas 2% do
faturamento. O método de pagamento preferido pelos clientes continua sendo o
cartão de crédito, que responde por 70% das transações, contra 18% nos cartões
de débito e somente 5% em espécie. Nos pedidos via delivery, o cartão de
crédito salta para 81% do total dos pagamentos.
Os dados referentes ao Rio de Janeiro fazem parte de um
levantamento nacional realizado pela Abrasel, entre os dias 21 de fevereiro e
03 de março, com aproximadamente 1.300 empresas do setor de alimentação fora do
lar em todo o Brasil.
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