Pesquisar no Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Janeiro Branco: como tornar a saúde mental a protagonista do ano que se inicia

 Especialista reforça que cuidado deve perdurar o ano todo e que terapia pode ser determinante nesse processo


O início do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, dedicada à construção de uma cultura da saúde mental e emocional na humanidade. Essa temática nunca esteve em tanta evidência, principalmente considerando os efeitos da pandemia. Em uma pesquisa encomendada pelo Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros declararam ter tido piora no bem-estar mental nesse período. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão, deixando o Brasil atrás apenas dos Estados Unidos no ranking. Além disso, uma classificação recente da OMS colocou a saúde mental em pauta novamente. Desde 1º de janeiro, a Síndrome de Burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, passou a ser enquadrada como doença ocupacional. 

“As pessoas estão adoecendo em quantidade e ritmo preocupantes. O ponto positivo é que elas têm se aberto mais para o diálogo sobre a saúde mental e, com isso, veio o aumento na busca por tratamentos”, afirma Milene Rosenthal, psicóloga e co-fundadora da clínica digital de saúde mental Telavita. A própria empresa percebeu essa movimentação, ao encerrar 2021 com um crescimento de 300% sobre 2020. Hoje, a clínica já soma 4,5 milhões de vidas atendidas.  

Milene explica que o mês de janeiro carrega o simbolismo de novas oportunidades e inclusive essa é uma das motivações da campanha, já que nesse período as pessoas estão mais inclinadas a repensarem suas vidas e emoções. Processos terapêuticos têm importante papel nisso. 

“As pessoas estão compreendendo como é importante a jornada do autoconhecimento para uma evolução constante em todas as áreas da vida e janeiro pode ser o melhor momento para isso começar, sem perder de vista que resultados efetivos serão alcançados somente se esse cuidado se estender ao longo do ano. É como enxergar um livro em branco com 365 novas oportunidades de crescimento e de colocar a saúde mental em primeiro lugar”, explica a psicóloga. 

Vale lembrar que, seja qual for o quadro emocional ou mental enfrentado, apesar da sensação que os sintomas provocam, ninguém está de fato sozinho. O Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e atua na prevenção do suicídio, de forma voluntária e gratuita, atendendo todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, pelo número 188, 24 horas todos os dias. Para um acompanhamento terapêutico regular, a Telavita disponibiliza profissionais altamente capacitados, que atendem online por plano de saúde.

 


Telavita - psicoterapia online, conecta psicólogos e pacientes por meio de uma tecnologia ágil e segura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados