O consultor especialista em e-commerce, Elvis Gomes, lista os motivos porquê o empreendedor deve investir na venda pela rede social
O
comércio virtual é um dos setores que mais cresce em todo o mundo. Hoje, do
total de registros de lojas online, um terço é de redes sociais. É o que aponta
a 6ª edição do estudo NuvemCommerce, realizado pela Nuvemshop, plataforma
com mais de 70 mil lojas virtuais na América Latina. O consultor especialista
em e-commerce Elvis Gomes elencou a seguir alguns benefícios de ter uma loja no
Instagram, que podem explicar tal crescimento:
Descoberta
Um
dos principais benefícios, que rapidamente vêm à mente ao configurar uma loja
no Instagram, é a capacidade de descoberta. Isso porque, quando o consumidor
encontra produtos que despertam sua curiosidade nas redes sociais, na maioria
das vezes, eles não vêm com as informações necessárias como um link ou
instruções detalhadas. E, caso o cliente queira comprar aquele produto depois,
não poderá mais encontrá-lo.
Mas,
isso não acontece nas lojas do Instagram. O que torna a experiência de compra
muito mais conveniente. Os usuários podem simplesmente clicar nas tags
compráveis para
que possam explorar todos os detalhes e informações
de que precisam em tempo real para tomar uma decisão de compra.
Capacidade de venda melhorada
Neste
ponto o diferencial está no perfil do consumidor e qual produto ele prefere
comprar: um produto que ele nunca viu sugerido por um amigo ou um que ele viu
online por fotos e vídeos?
A
verdade é que a maioria dos consumidores são altamente visuais, não apenas em
termos de sites que visitam ou blogs que leem, mas também quando se trata dos
produtos que compram.
Isso
não é surpreendente, considerando que os relatórios sugerem que 85% dos
clientes são mais propensos a comprar um produto depois de assistir a um vídeo.
É
disso que se trata o marketing visual. Ao postar imagens e vídeos atraentes, as
empresas chamam a atenção dos compradores em potencial. Os bons recursos
visuais ajudam a converter esses leads em vendas.
Conveniência
Uma
das razões pelas quais as pessoas compram online é por conveniência. Mas,
quando o usuário precisa passar por processos de compra e pagamento complicados
e demorados antes de conseguir finalizar, a experiência pode ser irritante.
Esse
é um dos problemas que uma loja do Instagram soluciona, permitindo que o consumidor
compre de forma mais rápida e simples. Você pode comprar produtos com cliques
mínimos e menos tempo, o que também pode ser benéfico para as empresas, pois
atrai mais leads e oportunidades de conversão.
Oportunidades para marketing de influência
O
marketing de influência é um tipo de marketing de mídia social que envolve a
aprovação de influenciadores de mídia social para aumentar o alcance e o
engajamento. Ao obter um influenciador para promover o produto, a empresa
conquista uma exposição mais ampla e, como muitas pessoas confiam nos
influenciadores, é mais provável que eles se envolvam com a marca porque ela
foi “altamente recomendada”.
Era
assim que acontecia antes, mas imagine agora como isso será bom para um negócio
online se, ao invés de indicar um produto ou fazer uma postagem, o
influenciador promova a loja do Instagram.
Existem
muitas oportunidades em termos de marketing de influenciadores. Basta ser
criativo e estratégico.
Engajamento e Vendas
A
principal razão pela qual as pessoas investem em um negócio é para vendas e
receita. Tudo o que um empreendedor faz, especialmente sua estratégia de
marketing, é voltado para esses dois pontos.
Ter
uma loja no Instagram torna tudo isso possível porque a empresa tem uma
ferramenta que pode atrair compradores em potencial para clicar em qualquer um
de seus posts compráveis. Esta é a parte mais importante porque as
possibilidades são infinitas assim que o usuário chega à uma loja.
Junte isso a uma interface de usuário fácil e um processo
de checkout menos complexo e a loja terá uma chance melhor de fechar uma venda,
atrair engajamento e obter uma recomendação que pode ajudar a impulsionar as
vendas e a receita.
Elvis Gomes - Consultor especialista em E-commerce com
mais de 20 anos de experiência. CEO da Painel10 Consultoria E-commerce, uma das
principais empresas de consultoria para e-commerce, colunista do portal
E-commerce Brasil e Santander Negócios. Apresentador do maior evento de E-commerce
da américa latina Fórum E-commerce Brasil 2021. Vencedor do Prêmio e-Awards
2014 e 2015 – Melhor Geração de Conteúdo – Projeto Hangout E-commerce. Indicado
como melhor Profissional E-commerce 2015 – Afiliados Brasil – e selecionado
entre os melhores profissionais de Marketing pela ABCOMM 2015. Professor de
E-commerce na ILADEC Instituto Latino Americano de Campinas.
Instagram: @elvisgomesp10
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