Relatório Setores do E-commerce da Conversion mostra que, após alta da Black Friday em novembro de 2021, audiência no mês seguinte retrai 14,76% e, pela primeira vez, lista dos maiores e-commerces tem forte volatilidade
Segundo dados do Relatório
Setores do E-commerce, da Conversion, agência de Search Engine Optimization
(SEO), os principais varejistas virtuais no País receberam um total 1,72
bilhões de acessos no mês de dezembro último, ficando próximo da média mensal
de 2021 (1,75 bi).
Em relação ao mês anterior, período da Black Friday, dezembro teve uma baixa de
14,76% na audiência do e-commerce no Brasil, movimento dentro do esperado. De
acordo com análise da Conversion, mesmo com o investimento e a demanda em queda
em dezembro, alguns players trataram isso como oportunidade e cresceram,
enquanto outros acompanhavam a tendência de queda.
Exemplo deste movimento é o Booking, que ganhou oito posições, assumindo a nona
posição no ranking nacional do e-commerce, sendo o único do setor de Turismo na
lista. Por outro lado, o Extra saiu do grupo dos dez maiores sites e perdeu dez
posições no ranking. Destacam-se ainda na lista dos maiores sites Amazon e
Shopee, que ganharam uma posição cada um; Shopee e Booking foram os únicos
sites do top 10 a aumentarem a visitação em dezembro.
De acordo com o estudo da Conversion (https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce),
a lista dos dez maiores sites é composta de: 1. MercadoLivre, 2. Americanas, 3.
Amazon Brasil, 4. Magazine Luiza, 5. Shopee, 6. Casas Bahia, 7. AliExpress, 8.
Netshoes, 9. Booking e 10. Samsung.
O relatório mostra que, em média, cada brasileiro acessou cerca de oito vezes
sites de e-commerce no mês. Cada acesso, por sua vez, pode ter a visualização
de muitas páginas. Os canais preferidos para chegar às lojas são “direto”
(quando digita o endereço da loja e representa 44% dos acessos), busca orgânica
(26,6%) e busca paga (19,4%). Tráfego de redes sociais representam apenas
3,1%.
Praticamente todos os setores caíram em dezembro, com exceção para o setor de
Itens Automotivos, que teve alta de 2,96%, o que pode estar relacionado às
férias e viagens de carro. As maiores quedas, entretanto, vêm de Eletrônicos
& Eletrodomésticos (-24,06%), Cosméticos (-23,38%), Casa & Móveis
(-21,39%), Esportes (-18,06%) e Marketplace (-17,37%).
Ranking dos dez maiores e-commerces do Brasil
Baixe o Relatório Setores do E-commerce:
https://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce
Conversion
Nenhum comentário:
Postar um comentário