Vender online se tornou um negócio vantajoso, ainda mais quando pensamos nos marketplaces, já que o lojista acaba recebendo milhares de visitantes que têm confiança naquele site específico, o que aumenta as chances de venda, além de ser uma oportunidade para conquistar e fidelizar novos clientes. No entanto, alguns erros podem atrapalhar totalmente o sucesso da sua empresa.
Pensando em ajudar quem está estagnado
nas vendas, perdendo para a concorrência, mas não sabe o motivo, o Magis5,
Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces, listou os cinco
maiores erros dos vendedores nos marketplaces:
Fretes caros
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria
Econsultacy, no Brasil, cerca de 55% dos abandonos de carrinhos das vendas
virtuais acontecem por causa do alto custo do frete. Por isso, é importante
sempre se organizar e se preparar para oferecer as melhores condições. Alguns
marketplaces, por exemplo, oferecem frete grátis em compras que excedem um
valor mínimo. De qualquer maneira, estruture o seu e-commerce para conseguir
oferecer opções vantajosas, até mesmo embutindo o valor do frete no produto que
está sendo vendido.
Erros na precificação
Sabemos que a precificação dos produtos depende de diversos
fatores e, nos marketplaces, a taxa de comissão é um ponto muito importante. O
essencial é entender que comissões de marketplaces podem sofrer alterações e,
por isso, é importante ficar atento e evitar que você acabe saindo no prejuízo.
Antes de precificar
os produtos, estude e analise todas as variáveis,
que podem alterar o preço, pensando sempre em oferecer o melhor valor, mas sem
se prejudicar.
Pouca atenção à construção dos anúncios
Não há dúvidas de que o valor do produto e o frete são
essenciais para alguém decidir ou não finalizar uma compra. No entanto, o seu
anúncio precisa, necessariamente, ser mostrado para o consumidor final de uma
maneira chamativa. Por isso, aposte em imagens dos produtos com fundo branco,
títulos e descrições chamativas e tome muito cuidado com as ambiguidades!
Não traçar estratégia de pós-venda
Não trabalhar no pós-venda pode ser o seu principal tiro no
pé, já que conquistar um novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes mais caro do que
manter o que já existe. Por isso é tão importante reter e fidelizar o
consumidor: envie e-mails com descontos especiais para quem já comprou, ofereça
novos produtos, frete grátis e melhores condições de pagamento. Estude a melhor
estratégia para o seu público, mas faça com que ele volte a comprar!
Pouco investimento em redes sociais
De acordo com uma pesquisa do The Evolution of Social Media
Report, da empresa App Annie, o ano de 2021 terminou com um total de 740 bilhões
de horas gastas na internet em todo o mundo. O Brasil é o segundo país onde as
pessoas passam mais tempo na internet por dia, cerca de 10 horas. Por isso, não
tenha dúvida: as redes sociais têm um enorme potencial para atrair o público
ideal para o seu negócio. Estude a que melhor se encaixa
no perfil e a que deseja atingir e construa uma estratégia de marketing
digital!
Nenhum comentário:
Postar um comentário