Pesquisar no Blog

sábado, 11 de dezembro de 2021

Positividade Tóxica

Ser positivo é bom, mas reprimir suas emoções para parecer positivo, é tóxico

 

Qualquer tentativa de escapar do negativo - evitá-lo, sufocá-lo ou silenciá-lo - falha. Evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento", escreveu o escritor americano Mark Manson em seu livro A Arte Sutil de Ligar o Foda-se!

É precisamente nisso que consiste a positividade tóxica ou positivismo extremo. Positividade tóxica existe, e muitos dos que a praticam, o fazem consigo mesmo, mas também ao confortar outros, com afirmações do tipo: "Não chore vai ficar tudo bem!", "só boas vibrações", "ficar triste não combina com você", fazem parte dessa prática. Ou quando você conta algo negativo sobre sua vida para alguém, em vez de ouvir e acolher, a pessoa diz: "Mas pelo menos..." ou então "É só você pensar positivo".

Para termos um bem-estar subjetivo duradouro, empreendemos esforços através de nossas escolhas e passamos pelas nossas dores, incrementamos nossa resiliência, ressignificamos e seguimos. Mas não, não passamos incólumes à vida.

Ter felicidade é um estado duradouro. Nele cabem nossas alegrias, como também vivenciar nossas tristezas, sendo de grande valia para nosso desenvolvimento pessoal. A grande diferença é que felizes vivenciam suas dores e voltam para o seu estado natural "de bem com a vida". Gargalhar diariamente, bloquear as emoções desconfortáveis ou negativas é um fardo, logo não é saudável.

Ser positivo é bom, mas reprimir suas emoções para parecer positivo, é tóxico. Oferecer suporte, validando o sentimento do outro, e assim como em nossa relação com o outro, existe a validação de nossas experiências emocionais, assim como o ponto de conversão de sair delas.

Ao contrário do otimismo realista, baseado em fatos, ações, a positividade tóxica não é inofensiva. Afinal, é chamado "tóxico" por um motivo. Expressar emoções difíceis ajudam a diminuir a intensidade dessas emoções.

O que sentimos através de nossas imperfeições, dores, alegrias e tristezas autênticas constroem a verdadeira experiência do viver.

 


Sandra Teschner - cheif happiness officer, certificada na Florida International University (FUI) em "Gestão de Felicidade".

https://sandrateschner.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados