A
chegada do final do ano letivo traz uma certa ansiedade para pais, responsáveis
e alunos. É nesta época do ano que começam o planejamento e os preparativos
para a mudança de série na escola. Não importa qual a idade, se a criança está
na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental ou no Ensino
Médio. É comum nos depararmos com dúvidas e incertezas sobre o que será
vivenciado no ano seguinte.
Os
questionamentos são os mais diversos e a expectativa é grande tanto por parte
dos pais quanto das crianças. “Quem será a professora do meu filho?”. “Vou
ficar na mesma sala do meu melhor amigo no próximo ano?”. “Quais serão as
mudanças de uma série para a outra?”. “Vou começar a fazer provas, como será
isso?”. É natural e muito comum que essas dúvidas apareçam, afinal, todos estão
próximos de enfrentar mudanças em suas rotinas e mudar sempre gera uma certa
instabilidade.
Costumo
recomendar às famílias que se sintam seguras ao partilhar a educação do seu
filho com a instituição escolar. A adaptação da criança ao ambiente educacional
e a mudança de série dependem de diversos fatores e eles começam com a
confiança dos pais e uma boa comunicação com a escola. Dessa maneira, quando as
dúvidas aparecem, o ideal é conversar com a equipe de coordenação, com as
professoras e orientadoras para esclarecer cada um dos aspectos.
Também
considero fundamental que a escola defina estratégias e planeje ações para
diminuir a ansiedade das crianças. Uma das maneiras para isso é levá-las a
vivenciar ações que acontecerão no ano escolar seguinte. Apresentar os próximos
professores pode ser reconfortante, assim como realizar alguma atividade na
sala de aula destinada à próxima série, em uma espécie de “rodízio de salas de
aula”.
O
mesmo vale para as famílias, com a realização de reuniões informativas e
integração com o novo corpo docente para que, gradativamente, os vínculos
possam ser formados e a segurança entre pais e professores possa ser
estabelecida.
Com
o avançar da idade, outro fator de desconforto que gera conflito é a divisão de
turmas para o novo ano letivo. Não é incomum que as crianças e os adolescentes
se sintam inseguros e chateados quando ocorre a separação da turma de amigos e
há exposição a um novo grupo de colegas. Nessa hora, é importante fortalecer a
autoestima da criança e do adolescente, estimulando que ele amplie seu leque de
amizades. Enfatize que ele não perderá aquele amigo por não estudarem mais na
mesma sala de aula, reforce que a amizade deles extrapola o ambiente
escolar.
Se
a criança ou adolescente estiver mudando de escola, é preciso ainda mais
atenção à adaptação. Apresentar a escola e a equipe de colaboradores antes do
início das aulas é importante, assim como realizar dinâmicas envolvendo outros
alunos novos. Integrá-los pode ser determinante para que cheguem aos primeiros
dias de aula, com toda a turma, mais seguros e confortáveis.
É
sempre importante que nós, adultos, tenhamos em mente que a escola é um dos
primeiros locais em que as crianças têm a oportunidade de exercitar o poder de
socialização sem a presença dos pais ou outros familiares. Para isso, é
fundamental que eles estejam confiantes e felizes. Pouco paramos para refletir
a respeito, mas a escola é a ponte para a vida em sociedade. É nesse ambiente
que, muitas vezes, as crianças passam a entender que nem todas as nossas
vontades podem ser contempladas.
Sueli Conte - especialista em
educação, psicopedagoga, mestre em neurociência, diretora e mantenedora do
Colégio Renovação – instituição com mais de 35 anos de atividades do Ensino
Infantil ao Médio, com unidades nas cidades de São Paulo e Indaiatuba.
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