Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Fim de ano letivo: portas abertas para mudanças na vida escolar

 

A chegada do final do ano letivo traz uma certa ansiedade para pais, responsáveis e alunos. É nesta época do ano que começam o planejamento e os preparativos para a mudança de série na escola. Não importa qual a idade, se a criança está na Educação Infantil, nas séries iniciais do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. É comum nos depararmos com dúvidas e incertezas sobre o que será vivenciado no ano seguinte.  

  

Os questionamentos são os mais diversos e a expectativa é grande tanto por parte dos pais quanto das crianças. “Quem será a professora do meu filho?”. “Vou ficar na mesma sala do meu melhor amigo no próximo ano?”. “Quais serão as mudanças de uma série para a outra?”. “Vou começar a fazer provas, como será isso?”. É natural e muito comum que essas dúvidas apareçam, afinal, todos estão próximos de enfrentar mudanças em suas rotinas e mudar sempre gera uma certa instabilidade.  

  

Costumo recomendar às famílias que se sintam seguras ao partilhar a educação do seu filho com a instituição escolar. A adaptação da criança ao ambiente educacional e a mudança de série dependem de diversos fatores e eles começam com a confiança dos pais e uma boa comunicação com a escola. Dessa maneira, quando as dúvidas aparecem, o ideal é conversar com a equipe de coordenação, com as professoras e orientadoras para esclarecer cada um dos aspectos.  

  

Também considero fundamental que a escola defina estratégias e planeje ações para diminuir a ansiedade das crianças. Uma das maneiras para isso é levá-las a vivenciar ações que acontecerão no ano escolar seguinte. Apresentar os próximos professores pode ser reconfortante, assim como realizar alguma atividade na sala de aula destinada à próxima série, em uma espécie de “rodízio de salas de aula”.  

  

O mesmo vale para as famílias, com a realização de reuniões informativas e integração com o novo corpo docente para que, gradativamente, os vínculos possam ser formados e a segurança entre pais e professores possa ser estabelecida.  

  

Com o avançar da idade, outro fator de desconforto que gera conflito é a divisão de turmas para o novo ano letivo. Não é incomum que as crianças e os adolescentes se sintam inseguros e chateados quando ocorre a separação da turma de amigos e há exposição a um novo grupo de colegas. Nessa hora, é importante fortalecer a autoestima da criança e do adolescente, estimulando que ele amplie seu leque de amizades. Enfatize que ele não perderá aquele amigo por não estudarem mais na mesma sala de aula, reforce que a amizade deles extrapola o ambiente escolar.  

  

Se a criança ou adolescente estiver mudando de escola, é preciso ainda mais atenção à adaptação. Apresentar a escola e a equipe de colaboradores antes do início das aulas é importante, assim como realizar dinâmicas envolvendo outros alunos novos. Integrá-los pode ser determinante para que cheguem aos primeiros dias de aula, com toda a turma, mais seguros e confortáveis.  

  

É sempre importante que nós, adultos, tenhamos em mente que a escola é um dos primeiros locais em que as crianças têm a oportunidade de exercitar o poder de socialização sem a presença dos pais ou outros familiares. Para isso, é fundamental que eles estejam confiantes e felizes. Pouco paramos para refletir a respeito, mas a escola é a ponte para a vida em sociedade. É nesse ambiente que, muitas vezes, as crianças passam a entender que nem todas as nossas vontades podem ser contempladas.     

  



Sueli Conte - especialista em educação, psicopedagoga, mestre em neurociência, diretora e mantenedora do Colégio Renovação – instituição com mais de 35 anos de atividades do Ensino Infantil ao Médio, com unidades nas cidades de São Paulo e Indaiatuba.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados