Pesquisar no Blog

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

EM DEZEMBRO, O SESC SANTO AMARO RECEBE DUAS APRESENTAÇÕES DO ESPETÁCULO TEATRAL “O AQUÁRIO”, DIRIGIDO POR CÁSSIO BRASIL

A fábula contemporânea – inspirada no livro L’Aquarium, da autora suíça Cornélia De Preux – discute a manutenção das aparências e traz para a dramaturgia os conflitos de uma situação familiar diante dos desafios impostos por uma sociedade isolada, fisicamente e virtualmente

 

Espetáculo “O Aquário” - Crédito: Claus Lehmann / Em cena: Fabiana Gugli; Luiza Curvo; Luiza Micheletti; Robson Catalunha - Link para fotos: https://we.tl/t-hJ1jNuXCjK

 

O Sesc Santo Amaro está retomando as atividades presenciais na Unidade e apresenta, no primeiro final de semana de dezembro, dias 4 e 5, sábado (20h) e domingo (18h), duas sessões do espetáculo “O Aquário” no Teatro. O texto é baseado no romance homônimo da autora suíça Cornélia de Preux e traz no elenco os atores Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Luiza Micheletti e Robson Catalunha, com a direção de Cássio Brasil.

Em “O Aquário”, uma família de classe média simula uma viagem de férias para as ilhas Fiji, na Oceania. Embora não tenha dinheiro para de fato financiar a ida, o patriarca Constantin sustenta a ideia com confiança e espalha a notícia aos quatro ventos; reserva hotéis, planeja traslados, pesquisa diversos passeios e faz questão de dividir as novidades com a vizinhança do condomínio onde vive. No dia da partida, no entanto, ele se tranca no porão da própria casa ao lado da esposa e dos três filhos em nome da manutenção da mentira. A família ficará ali, enclausurada, durante as férias.

Tatiana e os filhos Kevin, Violeta e Vladimir cumprem diariamente uma série de metas estabelecidas pelo pai, tais como passar bronzeador, assistir ao noticiário, treinar a imaginação criativa para elaborarem fatos das férias fictícias e serem capazes de relatar suas experiências com verdade e naturalidade, além de praticar a observação dos peixes no aquário e estabelecer certa simbiose com eles.

A proposta da peça consiste em estabelecer um paralelo metalinguístico na vivência da família no porão e dos atores em cena. O objetivo não é o da transposição linear da literatura para as artes cênicas, com uma dramaturgia fechada em cima da sinopse de um livro, pois perderia em profundidade. Assim, o espetáculo pretende literalmente “atravessar” a obra de Cornélia de Preux ao invés de adaptá-la, na medida em que as forças que permeiam as relações dessa família - e da própria experiência que os personagens exercem na história - não estão nos diálogos ou ações, mas na representação deles como força social e de que maneira cada uma dessas forças responde à sua própria condição de enclausuramento.

O público interage com os atores e é convidado a “mergulhar” nas sensações, mais do que na trama, para conseguir se enxergar refletido nas paredes do aquário/porão e perceber experiências singulares. A situação se instaura como clima e terreno fértil para o imprevisível, sem texto de apoio e nem a segurança de um começo, meio e fim.


CONCEITO DE DRAMATURGIA EM “O AQUÁRIO”

De acordo com a equipe de produção não há curva dramatúrgica estabelecida sobre bases fabulares. O que há é uma fenda profunda a cada apresentação que também é entendida como uma fissura por onde brotam estímulos, contatos, silêncios, narrações, metalinguagem, performances, catarses e erros. A angústia do desamparo dos personagens é a mesma dos atores. A aflição de não ter saída e de precisar manter-se digno de existir e ser visto pelo mundo, também. A lógica narrativa é, como se classifica em roteiros de cinema, de segundo/terceiro campo (típica do cinema europeu, ou de filmes "de arte"): importa menos “o que” as personagens fazem, e mais “quem” elas são. Não há protagonismo, mas quatro forças correndo simultaneamente em diferentes níveis de consciência; não há compromisso com o final ou com alguma moral da história.


SINOPSE

Uma família de classe média sem dinheiro simula uma viagem de férias para as ilhas Fiji e espalha a notícia aos quatro ventos. No dia da partida, o pai, Constantin, se tranca no porão da própria casa ao lado da esposa e dos três filhos em nome da manutenção da mentira. A fábula contemporânea evidencia o narcisismo patológico no qual a sociedade contemporânea mergulha.


SOBRE APRESENTAÇÃO DO COMPROVANTE DE VACINA

Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. A partir de 1⁰ de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

 

FICHA TÉCNICA

O AQUÁRIO - DE CORNÉLIA DE PREUX

Tradução: Reto Melchior
Direção: Cássio Brasil
Elenco: Fabiana Gugli, Luiza Curvo, Robson Catalunha, Luisa Micheletti
Iluminação: Pajeú
Montagem: Murillo Carraro
Produção executiva: Cicero de Andrade e Vivian Vineyard
Assessoria de imprensa: Adriana Monteiro

 



Teatro do Sesc Santo Amaro

Rua Amador Bueno, 505, Santo Amaro, São Paulo

www.sescsp.org.br

Quando: dias 4 e 5 de dezembro, sábado e domingo
Horário: 20h e 18h, respectivamente

Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 40,00 (inteira); R$ 20,00 (estudantes, +60 anos e aposentados, pessoas com deficiência e servidores da escola pública e Credencial Plena válida: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculados no Sesc e dependentes

Para mais informações e agendamentos, acesse:

https://centralrelacionamento.sescsp.org.br
https://inscricoes.sescsp.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados