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quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Trabalho remoto: novo cenário corporativo

Sua empresa tem uma estrutura básica para essa nova tendência de trabalho?

 

Poucas são as empresas no Brasil que atuam de forma 100% remota. Mesmo no cenário que vivemos no início de 2020, em que muitos foram “arremessados” a trabalhar a distância (pelo pior motivo possível), praticamente da noite para o dia, a maioria das organizações não tinha nenhuma estrutura, cultura ou experiência nesse modelo.

 

Inclusive, antes de seguirmos é importante destacar que todo esse cenário que estamos vivenciando até hoje e o tão aplicado home office não podem ser considerados uma cultura saudável de trabalho. O objetivo das empresas foi ter o mínimo possível para ter os seus colaboradores seguros nas suas casas, com um computador conectado à internet.

 

O trabalho remoto é sobre liberdade para as pessoas trabalharem de onde elas se sentem mais produtivas. E o que nós estamos vivendo nesse período é justamente o oposto disso.

 

O meu objetivo aqui é mostrar que não precisa ser tudo ou nada e que existem diversas formas possíveis de aplicar o trabalho remoto na sua equipe. Gerenciar remotamente não é apenas ter um aplicativo de videoconferência para deixar todo mundo ficar em casa. Criar uma cultura remota é uma mudança de comportamento que pode até ajudar a superar diversos desafios da sua empresa.


 

Ferramentas que uma equipe remota precisa


O uso de ferramentas digitais ainda é visto como o único passo na estrutura do trabalho remoto. O que é um erro, levando em consideração os pontos que eu trouxe acima. Mas é fato que o mau uso ou o uso incorreto dessas ferramentas é também grande parte do problema e por isso devemos dar atenção nessa escolha e implementação.

 

E quando falo desses sistemas, acho importante dividirmos em macro categorias que facilitam esse entendimento. Vamos aos principais:

 


Escritório virtual


Essa é uma das bases de qualquer estrutura do trabalho remoto. Neste local é onde acontece a maior parte das interações desse time, seja para discutir projetos, trocar dados, acompanhar metas, engajar nos comunicados e por aí vai.

 

O espaço de escritório presencial, quando existe e é a única opção, é parte muito relevante da cultura. E isso não é diferente quando falamos do formato digital. O dia a dia de um time distribuído necessita de uma estrutura e um ambiente propício que estimule os comportamentos e valores da empresa. Posso citar como exemplo a Microsoft Teams, WorkplaceBasecamp, Bitrix24, Twist, Asana, Slack, Monday, etc.


 

Gestão de projetos e tarefas


Dentro de uma organização é muito comum ter diversos projetos rolando com diferentes áreas, prazos, estruturas, responsáveis e escopos. Ter um local onde essas ações são gerenciadas e acessíveis a todos os envolvidos em tempo real e de forma assíncrona contribui muito para o sucesso dessa organização. Exemplos: TrelloAsanaPipefy, BasecampFlowNotionMilanote, Todolist, Teamweek, etc.


 

Armazenamento de documentos


Todos os arquivos da organização devem estar seguros e organizados na nuvem. É importante ter um repositório separado de outras ferramentas para focar realmente no objetivo dessa etapa que é armazenamento. No mercado tem Office 365, Google DriveDropbox.


 

Videoconferências


Muitas empresas acabam usando somente essa ferramenta para ter uma estrutura de trabalho remoto. O que traz diversos problemas, não só pela ausência das funcionalidades acima, mas também, pelo excesso de reuniões desnecessárias. Dentre as quatro macros categorias acima, essa é a única que traz uma comunicação em tempo real (síncrona), o que mostra como que esse tipo de troca não deve consumir as agendas do time. Posso citar o Zoom, TeamsHangoutsSkype, Whereby.

 

Essas sugestões de ferramentas podem ajudar no dia a dia de qualquer time, mas é claro que isso vai depender de cada cultura. Tentei trazer realmente o básico para se pensar em qualquer trabalho remoto. Mas hoje quando se fala de ferramentas existe uma infinidade de outras possibilidades que podem ser bem úteis para sua realidade. É só escolher!

 

 



Lucas Biânchiní - Sócio da Conexão Talento, Administrador formado pelo Ibmec. Líder dos times de inovação, marketing e pessoas. Responsável pela construção de diversos projetos de consultoria de RH para pequenas, médias e grandes empresas. Master Practitioner em Programação Neurolinguística (INAp); especialista de assessment em MBTI (Fellipelli) e DISC (Solides). Possui diversas formações e projetos realizados nas frentes de Design Thinking, Cultura, Estratégia Digital, Scrum, Kanban, OKR’s, Cargos e Salários, Marketing Digital, Inovação em Educação, dentre outros.


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