Pesquisar no Blog

sábado, 4 de setembro de 2021

Girassol: a beleza do sol em forma de flor

O girassol é a garantia de uma casa bem decorada. Essa linda flor amarela é muito fácil de cultivar em casa, seja em vaso ou no solo. 

O pintor holandês Van Gogh tornou o girassol internacionalmente famoso, mas é no jardim e nos canteiros que ele encontra o seu lugar e que nos surpreende com o seu amarelo característico.

 

O girassol é uma flor anual que pode crescer de 1 a 5 metros de altura e suas flores chegam a 40 cm de diâmetro. Seu nome vem de sua capacidade de acompanhar o curso do sol, de leste a oeste. Quando a flor aparece, a planta não gira mais e fica voltada para o oriente.

 

Antes de plantar você precisa saber o tempo mais adequado de semeadura do girassol. O plantio pode ocorrer de setembro a março. A escolha do tipo de girassol é outra decisão que devemos tomar. As diferentes espécies se diferenciam, especialmente no tamanho da planta. O girassol anão (45 a 60 cm de altura) é a indicação para cultivos em vasos e ambientes internos, enquanto o girassol alto (até 1,80 m de altura) é o mais indicado para áreas externas como jardins e quintais.

 

O primeiro passo para o plantio é certificar que o solo está bem drenado, pois os girassóis não se desenvolvem bem em solos muito úmidos. Por outro lado, é uma planta que necessita de local bastante ensolarado e a terra deve ser rica em nutrientes.

 

A emergência e o crescimento do girassol são rápidos, por isso é melhor semear diretamente no solo e ao ar livre. Se o plantio for feito diretamente no solo, inicie revolvendo-o em profundidade, depois forme um buraco com cerca de 3 a 5 cm de profundidade e deposite de 3 a 4 semente. Coloque as sementes a cada 20 cm. Regue regularmente, principalmente nos períodos mais quentes.

 

Para quem tem terraço ou varanda, o plantio de girassol em vasos é uma boa opção. Pegue um vaso de diâmetro suficiente para permitir que as raízes se desenvolvam (cerca de 30 cm no mínimo) e preencha com terra especial para vasos. Faça um pequeno orifício no meio e coloque 3 a 4 sementes de girassol e regar regularmente. Caso queira plantar mais de uma planta, tenha um vaso maior, pois você precisa de um espaçamento de 10 a 15cm entre as sementes para que o girassol cresça melhor e individualmente. Acima de tudo, evite colocar as sementes nas extremidades do seu vaso.

 

Quando seus girassóis formarem 3 a 4 folhas, mantenha a planta mais vigorosa e continue regando regularmente. Considere estacas para girassóis altos, especialmente se seu jardim for exposto ao vento.

 

O girassol é uma planta de fácil manutenção, o que requer poucos cuidados quando devidamente instalado. No entanto, alguns gestos podem permitir prolongar a floração e otimizar a renovação das flores.

 

O ponto chave no cuidado do girassol é a irrigação, principalmente se for cultivado em vasos. Tenha cuidado para que o solo não seja nem muito seco e nem muito úmido, caso contrário sua planta de girassol não verá as nuvens como em João e o pé de feijão!

 

Basicamente, o uso de fertilizante mineral é o caminho mais eficiente para nutrir bem seu girassol. Adicione fertilizante com nitrogênio primeiro e, em seguida, com fósforo na floração, se necessário, para permitir que as plantas recebam um bom suprimento de nutrientes O girassol é muito exigente em nutrientes.

 

O girassol é uma planta anual, que irá secar e morrer ao final de seu ciclo. Para preservar a planta verde, recomenda-se retirar a flor assim que estiver murcha. Isso vai permitir o florescimento no próximo ano. Outro caminho é colher as sementes, ao final do ciclo da planta. As sementes estão localizadas na parte central da flor e estão prontas para coletar quando a parte de trás da flor ficar marrom. Essas sementes serão o início de um novo ciclo de flores em sua casa.

 

 

A iniciativa Nutrientes Para Vida (NPV), tem como missão destacar e informar a população a respeito da relevância dos fertilizantes para o aumento da qualidade e segurança da produção alimentar, mediante o uso da quantidade adequada de nutrientes no cultivo dos alimentos e, consequentemente, proporcionando a melhoria da nutrição e saúde humanas.

 




Valter Casarin - coordenador científico da Nutrientes Para Vida (NPV)

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados