Pesquisar no Blog

terça-feira, 14 de setembro de 2021

Fisioterapia preventiva é receita de sucesso para longevidade e qualidade de vida

De acordo com IBGE, em 1980, a cada mil brasileiros que chegavam aos 60 anos, 344 atingiam os 80 anos de idade; em 2019, esse número passou para 604. Aumento de 75,5%



Com a longevidade em alta, as atenções se voltam para alcançar qualidade de vida e manter a independência na melhor idade. A fisioterapia preventiva é um dos caminhos mais fáceis para colher esses benefícios e prevenir problemas emocionais ou a depressão, e é capaz também de estabilizar o humor e diminuir o estresse de idosos de todas as idades.

Apesar do efeito da pandemia, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou em média 31 anos nas últimas oito décadas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que destaca a melhor forma de perceber esse movimento de maior longevidade observando a probabilidade de uma pessoa que atingiu os 60 anos chegar aos 80 no país.

E os números do último estudo de expectativa de vida com base na população de 2019, fornecido pelo instituto e divulgado pela Agência Brasil de Comunicação no final do ano passado, afirma que em 1980, de cada mil pessoas que chegavam aos 60 anos, 344 atingiam os 80 anos de idade. Em 2019, esse número passou para 604 indivíduos na média do Brasil, representando um aumento de 75,5%.

O coordenador do curso de Fisioterapia da Anhanguera, Samuel Gomes, diz que apesar de muitas pessoas relacionarem o envelhecimento a doenças, é possível, sim, chegar à terceira idade com saúde.

"A fisioterapia preventiva é uma aliada para a melhora da qualidade de vida dos idosos, e faz parte de um conjunto de exercícios e posturas que amenizam as complicações do envelhecimento. Com esses cuidados, o idoso certamente viverá a terceira idade de forma mais saudável", explica.

Segundo Gomes, o fortalecimento da musculatura, mobilidade e flexibilidade promovidas pelos exercícios de fisioterapia contribuem para a independência e bem-estar do idoso.

"O envelhecimento reduz a autonomia dos indivíduos. É durante a velhice que as pessoas perdem a capacidade de ficarem sozinhos em casa, ou precisam de ajuda de familiares para tarefas simples do dia a dia".

Quando se deparam com essa impotência, alguns idosos ficam vulneráveis a desenvolver problemas emocionais, estresse e até mesmo depressão. Com o estímulo da fisioterapia, segundo o especialista, é possível retardar o processo de perda de massa muscular, melhorar o equilíbrio corporal e tornar a vida desses indivíduos mais agradável e independente.

"Medidas preventivas como a fisioterapia evitam traumas e quedas, diminuindo a hospitalização dos idosos. Para isso, é fundamental a participação da família, incentivando seus entes queridos a buscar tais atividades", explica o coordenador de Fisioterapia.

De acordo com o profissional, a fisioterapia preventiva se adapta facilmente à realidade do paciente, isto é, atua dentro das limitações físicas, atendendo as necessidades de cada um. O tratamento preventivo identifica as fraquezas do indivíduo e trabalha em cima de cada uma delas. Esses treinamentos podem complementar atividades físicas com treinamento de força e equilíbrio.

 

 


Anhanguera

anhanguera.com e blog.anhanguera.com.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados