Análise complexa de dados ajudam a tomar
decisões mais assertivas para empresas e negócios, sendo essencial em momentos
de retração econômica
A
coleta de dados é uma realidade no dia a dia de qualquer empresa, desde os
micros aos megaempresários. Seja por tabelas prontas de redes sociais ou
pesquisas com clientes, há diversas formas de obter informações sobre a
recepção do seu empreendimento. O que nem todos sabem é como de fato analisar
esses dados para tomar decisões relevantes para a empresa. Em tempos de
retração econômica, nos quais os riscos se tornam maiores, é fundamental saber
o que vale a pena ou não adaptar ao seu negócio.
O
mercado empresarial sempre é instigado ao máximo para que tenha
autoconhecimento, especialmente nos momentos de crise, como aponta Walter
Muller Garcia Xavier, Professor de Gestão de Dados e Business Intelligence do
ISAE Escola de Negócios. “Para isso, ferramentas de Business Intelligence são a
melhor opção”, destaca. “Pode ser desde um Excel a uma grande ferramenta de
mercado, mas ter em mãos as suas informações e poder cruzá-las e compará-las a
outros concorrentes se torna vital para identificar oportunidades e lacunas nos
momentos de crise”. O professor lembra, ainda, que a análise inteligente de
dados é essencial para além dos tempos de retração econômica: “Não se esqueça
também que, fora da crise, é este tipo de informação que vai ajudar a sua
empresa a crescer e ser um diferencial de mercado”.
Para
tomar decisões que sejam baseadas em dados relevantes é que surgiu o Business
Intelligence (B.I), também chamada de Negócios Inteligentes. A expressão
destaca a importância de pensar um empreendimento de forma inteligente,
estruturada em análise empresarial, infraestrutura de informações e práticas
adotadas a partir da análise complexa desses dados.
“Dados
obtidos não são meramente valores passivos para amostras em painéis, são
valores que devem fomentar decisões assertivas que impactem os ativos do seu
negócio de modo positivo”, conta Francisley Valdevino da Silva, CEO da
Intergalaxy SA (www.intergalaxy.io),
empresa especializada em tecnologia e comunicação que desenvolve softwares,
interfaces e aplicativos através da rede Blockchain. “Os dados coletados constituem
as Baselines, resultados básicos do modelo de negócio atual que servirão de
base para melhorar as estratégias da empresa”, complementa Silva.
Ferramentas
como Inteligência Artificial e Machine Learning ajudam a entender o
comportamento do consumidor a partir de suas ações no mundo digital – de
compras online a atividades em redes sociais – que podem servir como baseline.
O acúmulo destas informações é conhecido como Big Data. “O Business
Intelligence busca entender e analisar da melhor maneira os dados de Big Data.
Reações positivas de consumidores são interessantes, mas as negativas também
possuem seu valor: se uma quantidade considerável de clientes não gostou do seu
produto, é uma oportunidade de entender o que eles buscam e como melhorar seus
serviços para atingi-los”, explica o especialista.
Mas
analisar apenas se a receptividade de um produto não é suficiente. Por isso, o
B.I tem ganhado destaque. A análise complexa vai além disso, registrando pontos
fortes e fracos da empresa e construindo conclusões inteligentes baseadas em
informação, de maneira otimizada, direcionada e segura. “Estamos tratando de um
trabalho extremamente detalhado e que leva em consideração vários fatores que
movem uma empresa. Com uma análise precisa, baseada em dados importantes e
ações de gestão e monitoramento, o Business Intelligence pode ser um grande
diferencial para o sucesso de empresas dos mais variados portes e de diferentes
setores no mercado”, completa Silva.
Confira
a lista preparada pelo especialista da Intergalaxy com 8 benefícios da
inteligência empresarial:
- Ajuda
o empreendedor conhecer todos os detalhes do negócio;
- Fortalece
a eficiência dos processos de tomada de decisões, com base em dados reais;
- Consolida
uma base de dados que dará suporte à gestão;
- Reduz
o risco de erros nos processos da empresa;
- Traz
dados assertivos e personalizados, no tempo certo, para profissionais dos
mais variados setores da empresa;
- Identifica
os pontos fracos na área comercial e ajuda a criar oportunidades;
- Traz
respostas rápidas a qualquer consulta sobre a empresa;
- Detalha
informações relevantes sobre o comportamento dos clientes.
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