Crescimento do setor, impulsionado pela tendência de uso das peças no dia a dia, coloca o Brasil como referência em design de beachwear
De maiôs que são usados como bodys e pareôs
transformados em terceiras peças, além de saídas de praia adaptadas para compor
o look urbano, a moda praia tem se ajustado cada vez mais às necessidades da
mulher moderna e auxiliado a otimizar os guarda-roupas daquelas que prezam por
versatilidade. Prova disso é o aumento expressivo de consumidores atraídos pelo
segmento, notavelmente mais leve e democrático, no passar da última década.
Um estudo encomendado em 2020 pela ABIT (Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), em São Paulo, mostra que
aproximadamente 260 milhões de produtos relacionados a beachwear foram
produzidos no Brasil, no ano anterior. É por isso que, nesta estação, as peças
ultrapassaram a barreira da areia e tornaram-se opções também para looks do
cotidiano – afinal, não há nada mais engenhoso e característico que o “jeitinho
brasileiro” de aproveitar as coisas.
O resultado da análise colocou, ainda, o País como referência em design de moda praia e foi determinante para redefinir os famosos nichos de consumo. Neste caso, com modelos mais encorpados, feitos a partir de tecnologias inovadoras e com tecidos bastante aptos para ganhar o street style. Ou seja: sustentáveis, práticos e estilosos na medida certa.
“Hoje o mercado pede por peças modernas e mais
descontraídas, como saídas de praia em crepe, perfeitas para serem usadas ao
sol ou como terceira peça em dias habituais, além das estampas fáceis de serem
combinadas”, comenta Érika Nogueira Bianchini, diretora financeira da Beijo do
Sol, marca de moda praia que surgiu em meio à pandemia e já projeta crescimento
no setor.
A empresa de Ribeirão Preto, sempre consciente do
que a mulher e o meio ambiente precisam, tem acompanhado a demanda e
desenvolvido coleções focadas não apenas no que é tendência, mas também no
conforto e na versatilidade do guarda-roupa feminino.
Uma das apostas mais fortes da marca para o segundo
semestre de 2021, inclusive, é a já citada saída de praia em botões. A peça,
inicialmente fotografada em conjunto com biquínis da mesma paleta de cores,
pode ser vista de diferentes maneiras no catálogo mais atualizado – fechada, em
referência a um mini-vestido, e acompanhada de cintos e salto alto, é apenas
uma das opções sugeridas. Com os clássicos shorts ou calça jeans, no caso das
mais despojadas, também.
Falando em shorts, Érika destaca que a presença do
couro seguirá fortíssima nos próximos meses e não há peça mais recomendada que
os bodys para a combinação – agora, por que não um belo maiô? “Assim como os
biquínis, nossos maiôs e camisas também são estampados digitalmente, com uma
tecnologia que é mais benéfica ambientalmente sem dispensar a beleza”, ela
destaca.
“No desenvolvimento, muitas peças são pensadas já
com esse conceito de versatilidade do uso, pois a ideia de vestir um modelo de
linha praia como look casual é algo bem interessante e extremamente atual. Tem
tudo a ver com as necessidades da mulher que não para um minuto”, finaliza a
diretora financeira da Beijo do Sol sobre essa moda adaptável que veio para
ficar.
Imagens: Beijo do Sol
Divulgação
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