Fruto de uma
parceria internacional entre a Universidade São Judas e a Universidad Del Sul,
no Perú, a pesquisa mediu índices de estresse, ansiedade e depressão em
estudantes dos dois países
A cada 10 estudantes brasileiros, 7 declaram que a pandemia gerou impacto na saúde mental, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade São Judas, integrante do Ecossistema Ânima Educação, em parceria com a Universidad Del Sur, no Perú. Dados obtidos por meio da aplicação do EADS 21 (Depression Anxiety Stress Scale -21) mostram que 76,8% apresentam sinais de estresse e 66,5% manifestam grau moderado a grave de depressão. O levantamento foi realizado de junho a agosto de 2020 a partir da percepção de professores universitários que notaram a dificuldade de alunos no processo de aprendizagem a partir da brusca mudança para aulas no ambiente virtual em virtude da pandemia A pesquisa ouviu mais de 600 alunos de diferentes cursos da São Judas.
Os altos índices de ansiedade, depressão e estresse nos universitários podem ser explicados por situações de perda de parentes para a Covid-19, receio em relação as práticas acadêmicas virtuais, falta de contato físico e aproximado com os colegas de sala e medo de ficar desempregado e não conseguir pagar a mensalidade são alguns dos cenários que refletem na dificuldade de atenção, foco na aula e variação de humor.
De acordo com a professora do curso de Psicologia da São Judas, Maria Rita Polo Gascón, a iniciativa tem o objetivo de conhecer mais a fundo a real situação mental dos alunos. “A pesquisa teve como objetivo de mapear e conhecer os nossos estudantes e suas dificuldades para que possamos desenvolver ações estratégicas para ajudá-los”, explica.
Para maior conhecimento das características dessa amostra, a pesquisa incluiu uma avaliação sociodemográfica levando em consideração informações como idade, curso, período que estuda, semestre em que está matriculado, se o aluno ou algum familiar teve Covid, se a pandemia gerou algum impacto financeiro e apresentação de dificuldades de aprendizagem. Do total da amostra, cerca de 85% relataram dificuldade de aprendizagem durante a pandemia, 92% relataram falta de atenção, 83% alegaram falta de motivação, 49% declararam falta de planejamento, 40% disseram sentir falta da interação com os colegas. A pesquisa também constatou que as palavras mais citadas em relação à pandemia são “ansiedade”, “angústia”, “medo” e “tristeza”.
A Clínica Escola de Psicologia da São Judas tem
ajudado estudantes que estão passando por situações de alto estresse, ansiedade
e depressão por meio de atendimentos individualizados e acolhimento por grupos
que compartilham das mesmas questões. Desde o início da pandemia a clínica já atendeu
cerca de 3 mil pessoas e segue à disposição dos estudantes e da população em
geral que precisa de ajuda. Para mais informações basta entrar em contato
através do email: cenpa@usjt.br e pelo
telefone: 11 2799-1831/1713/1943.
São
Judas
Nenhum comentário:
Postar um comentário