Pesquisar no Blog

terça-feira, 13 de julho de 2021

Investimento em tecnologia e agilidade de negócio: o segredo para não naufragar na crise


Ter capacidade de mudar e de se adaptar a mudanças com rapidez e assertividade nunca foi tão importante no ambiente corporativo quanto agora, quando o mundo enfrenta a maior pandemia do século XXI. Sem agilidade de negócio ou business agility, muitas empresas teriam naufragado quando o coronavírus começou a se espalhar. Sobreviveram aquelas que conseguiram fazer ajustes em seus processos para acomodar as necessidades de seus negócios junto com o ambiente em mudança.

Sem dúvida, o investimento constante em tecnologia é fundamental para que as corporações possam superar momentos de crise como esse, além de se destacar em um ambiente marcado pelas altas expectativas dos clientes, a competição crescente e pelos tempos reduzidos para o mercado. As que sobrevivem e registram os maiores lucros são justamente as que investem pesado para se tornar mais ágeis.

A volatilidade do mercado não é algo previsível — mais uma lição ensinada pela pandemia do coronavírus. Usar sistemas e tendências para calcular e estimar a probabilidade do que está por vir é uma boa uma opção, mas com o número de variáveis em jogo, essas equações estão longe de ser perfeitas.

É por isso que planos de negócios realmente estratégicos e eficientes devem sempre levar em consideração que as coisas podem mudar a qualquer momento — isso significa ter um plano que permita à empresa se adequar rapidamente para sobreviver às interrupções.

Nós, da BHS, empresa especializada em estratégia de TI, percebemos que a pandemia daria um nó na economia global logo no início e sabíamos que muitos de nossos clientes precisariam se adaptar aos novos modelos de trabalho, como o home office. Imediatamente, começamos a desenvolver soluções customizadas para cada um que nos procurava.

É o caso da RHI Magnesita, que teve de migrar os cerca de 500 funcionários da sede de Contagem (MG) para o trabalho remoto. Depois, com a flexibilização das normas sanitárias, a companhia precisou mudar novamente e garantir o retorno seguro dessas pessoas para o trabalho presencial. Para isso, mais uma vez a corporação solicitou o apoio e expertise da BHS, que criou o BHS Booking.

Utilizando a Power Platform e o Microsoft 365, o aplicativo do Booking verifica a disponibilidade de mesas, salas de reunião e até vagas de garagem, possibilitando agendar previamente toda a estrutura que cada pessoa vai usar naquele dia de trabalho.

Também é possível acompanhar como os colaboradores estão utilizando os espaços disponíveis para que todo o ambiente possa ser otimizado de maneira segura nesse período de retomada. Além disso, todas as funcionalidades do aplicativo foram personalizadas de acordo com o espaço físico real da RHI Magnesita, incluindo a planta do escritório com os números das mesas.

Graças ao sucesso da plataforma, RHI Magnesita vai levar o BHS Booking para a unidade Europa. A sede, em Viena, vai receber um projeto piloto do aplicativo. Inicialmente, compreenderá um andar do edifício e, depois, todo o prédio. A BHS também já fechou contratos para desenvolvimento da interface com a empresa alemã Behringer, além das brasileiras Localiza e da Potencial Seguradora.

Não é à toa que a história do business agility como conceito começa com o desenvolvimento de software. A metodologia ágil foi criada para abordar problemas causados pela mudança de requisitos de uma aplicação durante o seu desenvolvimento.

No ambiente corporativo, os sistemas Enterprise Resource Planning (ERP) moldaram e ditaram o cenário de aplicativos por mais de 20 anos, resultando em uma estrutura monolítica, com alto custo e flexibilidade limitada.

Nos últimos anos, a nuvem começou a liberar o cenário de aplicativos, eliminando o controle do punhado de fornecedores de desenvolvimento tradicionais dominantes. Os aplicativos de hoje se originam de uma variedade de novas fontes, incluindo catálogos e trocas online.

Nesse ambiente, as plataformas são o canal de inovação dominante. Algumas das melhores inovações no mercado atual estão acontecendo fora das quatro paredes da empresa, limitando a necessidade das expansivas equipes de pesquisa e desenvolvimento de ontem.




André Xavier - diretor da BHS.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados