Tecnologia pode
ser aplicada a praticamente todos os processos do comércio exterior
O Comércio Exterior é uma área considerada
tradicional por muitos. No entanto, a cada ano a adoção de novas tecnologias e
medidas que visam a desburocratização avançaram sobre a área e, assim como
aconteceu na indústria, o segmento vem passando por uma grande revolução que já
está sendo chamada de “Comex 4.0”.
Uma das principais tecnologias que vem sendo
adotada para desburocratizar e agilizar os processos do Comex é a Inteligência
Artificial. Segundo Leandro Aires de Oliveira, líder de Sucesso do Cliente da
LogComex, empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas
para a cadeia de comércio exterior, a IA pode ser aplicada na grande maioria
dos processos da área porque, como a comunicação entre os países está cada vez
mais rápida, é necessário promover um trânsito mais célere de documentos e
informações que alimentam o segmento e os órgãos anuentes brasileiros.
Entre os processos que podem ter Inteligência
Artificial, Leandro destaca carga e descarga de navios nos portos,
identificação de rotas nos portos e terminais para os caminhões fazerem
entregas de contêineres, avaliar dentro do pátio qual é o equipamento que
esteja disponível para fazer manobra de carga ou descarga, analisar a
possibilidade da mercadoria sair mais cedo do terminal, envio e recebimento de
todas as informações para os órgãos anuentes brasileiros como declaração de
ICMS, licença de importação, entre outros documentos.
Segundo Leandro, hoje em dia os portos, aeroportos
e armazéns já centralizam todas as consultas que o importador precisa fazer em
um portal que dá acesso aos sites dos órgãos anuentes e dos
armadores para trazer todas as informações da carga do cliente em um único
lugar. “A Inteligência Artificial também pode ser utilizada para fazer todo o
rastreamento da carga, acompanhando cada estágio desde o embarque até a entrega
dela na planta do importador”, detalha.
Para auxiliar os importadores a digitalizar seus
processos de comércio exterior, a LogComex oferece a ferramenta Search, que
funciona adotando a inteligência de dados baseada em Big Data com um cruzamento
de bases públicas do governo e informações separadas de vários lugares
diferentes, permitindo ao importador fazer a análise de seu mercado em relação
à posição que ele está perante os concorrentes, qual é a média de frete que a
concorrência está pagando, qual é o valor de seguro, onde essas cargas estão
sendo desembaraçadas, enfim, uma grande gama de informações para facilitar o trabalho
do cliente. “O Search tem gráficos com o ranking do importador, traz um cálculo
de market
share, faz comparações com os principais concorrentes,
exportadores, além de trazer comparativos das principais rotas e mercadorias. É
uma ferramenta completa que permite fazer essa análise sem precisar extrair nem
manipular os dados”, descreve.
Outro ponto que Leandro considera importante no
processo de digitalização do comércio exterior é o Customer Success (CS),
ou sucesso do cliente. Segundo o especialista, hoje em dia as pessoas querem as
informações em segundos e a função do CS nessa jornada dos clientes do Comex
4.0 é estar ali para acompanhá-los e guiá-los para extrair o máximo de dados
possíveis, no mínimo de tempo gasto e essas informações se traduzam em ganhos.
“O objetivo do CS é ajudar o cliente a ser mais competitivo no mercado ou
controlar a produtividade ou ter maior controle sobre os documentos, enfim, é
fazer essas análises e ser consultor do cliente para trazer novas ideias e
entregar uma experiência ainda melhor para o contratante”, finaliza.
Leandro
Aires de Oliveira - Customer Success e Team Leader dos times de
Alfandegados e Tracking. Possui mais de sete anos de experiência em atendimento
ao cliente e comércio exterior.
LogComex
Nenhum comentário:
Postar um comentário