Seres humanos são
naturalmente mais suscetíveis às recomendações feitas por pessoas em que
confiam e, para verificar a receptividade do mercado e dar visibilidade aos
lançamentos, grandes marcas exploram o marketing mais antigo do mundo
“Nada é mais influente do que uma recomendação de
alguém de confiança. Essa fonte confiável pode influenciar uma pessoa mais do
que qualquer tipo de mensagem em qualquer meio tradicional. Um influenciador é
o Santo Graal da publicidade”. A frase de Mark Zuckerberg continua sendo atual
e não há números que deixam mentir. Numa plataforma que concentra em torno de
1.79 bilhões de usuários ativos diariamente parece, aos olhos de profissionais
do marketing, um terreno bastante fértil.
E é mesmo. O marketing boca a boca, também
conhecido como Word of Mouth e Buzz Marketing, não se restringe apenas às
estratégias de pequenas empresas e, em épocas de hiperconectividade como a que
estamos vivendo, tem se mostrado uma das mais bem-sucedidas. Não é à toa que
grandes corporações têm apostado neste formato de publicidade, aliando-se a
pessoas reais dentro das plataformas digitais, como o Instagram, para dar
visibilidade às suas marcas e escalar vendas com o público consumidor.
A estratégia é simples: receber produtos em casa
para experimentar e, em troca, de maneira autoral, compartilhar a experiência
com os amigos nas redes sociais. O que vale aqui não é um post patrocinado, mas
sim mostrar as impressões e as experiências com aquele produto, de forma mais
sincera e íntima possível. “Este tipo de marketing, que promove aos
consumidores a oportunidade de fazer parte dessa vivência e de compartilharem
suas impressões e opinião é a melhor maneira de influenciar, já que fomenta uma
discussão orgânica e efetiva. Não é a empresa que determina o conteúdo que será
publicado, mas sim a experiência do consumidor com a marca. Mas, para de que de
fato o objetivo seja alcançado, é preciso ajustar o produto à persona, que
tenha afinidade com a marca para criar um conteúdo criativo e relevante”,
explica Joel Amorim, diretor da The Insiders.
A The Insiders é uma agência de marketing boca a
boca que conecta marcas a consumidores reais. Com uma área exclusiva de
selecionadores profissionais, a The Insiders analisa o perfil dos inscritos em
sua base, seleciona aqueles que têm afinidade com a proposta da marca e
organiza o envio de produtos para serem testados e avaliados por eles. “Uma
pessoa que tem o perfil para uma campanha de uma determinada marca, não
necessariamente terá para as demais. No processo de seleção para o envio dos
produtos, selecionamos quem tem os valores alinhados ao que queremos divulgar.
O maior erro que se pode cometer é não entender para quem está direcionando a
mensagem que quer propagar”, completa Amorim.
E engana-se quem acha que essa estratégia é
utilizada com influenciadores. Bem pelo contrário. “Pessoas confiam em pessoas
próximas, por isso grandes marcas apostam em consumidores reais que possam
espalhar boas percepções sobre o seu produto. Com as redes sociais, o cliente
tem voz ativa sobre o que consome e o marketing boca a boca é a melhor
estratégia para conquistar defensores para a marca e, consequentemente,
acelerar os processos de compra e fidelização pelo produto”, ressalta o
executivo, que finaliza, “é a humanização do processo de marketing, já que
ninguém melhor que um consumidor para repassar a experiência com o produto ou
serviço”.
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