Corporações
de todos os ramos e portes, especialmente aquelas voltadas ao mercado global,
cada vez mais conectadas e acessíveis, estão atentas. Sabem que o momento
vivenciado pelo mercado brasileiro das viagens a negócios clama por políticas
adequadas. E capazes de evitar perdas de competitividade, receita e
colaboradores.
Associação
Internacional de Transporte Aéreo, IATA, acertadamente, difunde a urgência de
uma solução digital, nos moldes do IATA Travel Pass, para informar sobre testes, vacinas e
outras medidas exigidas antes do embarque. É preciso, sim, compartilhar dados.
Mas com segurança capaz de proteger a privacidade dos viajantes, seja qual for
o motivo da viagem.
Com
foco na tecnologia enquanto fator de melhoria da experiência em viagem, a
pandemia apenas acelerou o que já vinha sendo trabalhado pela Amadeus IT Consulting & Solutions.
Para
fazer frente ao medo de viajar, a empresa oferta plataforma global, aberta,
colaborativa e dedicada à padronização do status de saúde dos viajantes.
Contempla origem e destino, respectivas restrições de saúde, biometria e outras
informações relevantes. Tudo para facilitar a experiência do viajante, em
conformidade com as leis e exigências do país de destino.
A
preocupação com as vacinas é prioritária e justa. Porém, estamos ignorando um
ponto fundamental, a testagem para a C-19, Isso se dá, de forma massiva, nos
Estados Unidos, que já dão sinais do início da tão esperada retomada e nos
enche de esperanças. Porém, sem plataformas digitais para rastreamentos, isso
será quase impossível.
A
hora do teste é agora
As
agências de viagens especializadas no atendimento ao mercado corporativo,
também conhecidas como Travel Management Companies - TMCs, mantêm operações e
ofertam serviços sob medida para mitigar prejuízos de seus atuais e virtuais
clientes. Prejuízos que decorrem da adoção de medidas impostas pela Covid-19 à
mobilidade física.
No
Brasil, a contribuição da sociedade civil, que está organizada em movimentos
como Unidos pela Vacina e Supera Turismo Brasil, motiva indagar: Como cada um
de nós comprovaremos ter recebido a vacina e testar negativo, senão com
recursos digitais adequados e reconhecidos em âmbito mundial?
Cabe
ainda questionar o fato de os testes – existem vários tipos – serem realizados
gratuitamente em outros países, financiados pelo poder público ou pela
iniciativa privada, e, aqui, simplesmente não estarem na pauta de prioridades.
Também
é hora de reconhecer o valor dos serviços adicionados às transações de
passagens aéreas, rodoviárias, marítimas, fluviais e de vouchers em geral –
sejam de hospedagem ou experiências agregadas pelas TMCs para a segurança e o
bem-estar dos viajantes. Nos dias de hoje, programar uma viagem requer muito
mais que simples cliques no teclado, comparando preços.
Gervasio Tanabe - Presidente Executivo da Abracorp
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