A crise do Covid-19 vai se manter ainda por algum tempo e as empresas terão que trabalhar se adequando ainda mais a essa nova realidade. Muitas empresas não tomaram cuidados adequados aos seus ambientes de trabalhos e infelizmente foram pontos de contágios dessa doença. Por isso, na retomada, que deve ocorrer nos próximos dias, essas devem realmente se adequar à nova realidade.
O que se observa facilmente nas empresas é que existem muitas
pessoas que quebram os protocolos de cuidado, não usando máscara, sem manter o
distanciamento necessário e não realizando a higienização adequada. A
preocupação nesses casos deve ser da empresa, que deve se atentar para que as
pessoas cumpram essas decisões. Lembrando que existem até riscos trabalhistas
em relação ao tema.
Um ponto muito importante é que o exemplo deve vir de cima,
ou seja, os diretores e gestores devem cumprir também essas normas, sendo
exemplos para os funcionários. Mas é preciso uma atenção grande do RH, que deve
notificar casos de falhas no processo por parte dos funcionários. Lembrando que
essas regras devem ser reforçadas constantemente, lembrando que, com o tempo as
pessoas ficam mais relaxadas.
Uma outra preocupação das empresas precisa ser com a limpeza
e higienização das áreas comuns, que deverão ser imediatas no processo da
retomada e frequentes a partir desse momento, minimizando os riscos de
contágio. Também se deve ter uma preocupação extra com distanciamento dos
funcionários e ventilação do ambiente, para minimizar as chances de contágio.
"Para as empresas é preciso estratégia, tendo que se
preocupar com a higienização dos locais de trabalho. Primeiro ponto a ser
levado em conta é como a empresa precisará intensificar o processo de limpeza,
que precisa ser com maior frequência nas áreas comuns para garantir a higiene
do local e preservar a saúde dos funcionários", explica Gabriel Borba,
sócio da GB Serviços.
Borba acredita que a empresa tem que evitar ser um ambiente
de proliferação como ocorreu até agora, com uma preocupação muito maior com as
regras de acesso e de comportamento dos colaboradores. "Não adianta o
funcionário ficar de quarentena em casa e ao voltar se contaminar, sendo que a
empresa não está devidamente organizada, arejada e higienizada. Por isso, as
empresas precisam agregar novos conceitos de distanciamento e regras rígidas,
pois, não se pode mais aceitar a forma desregrada que foi regra até o
momento", conta Gabriel Borba.
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