Mais de 15 mil empresas/ano expõem em feiras Brasil afora, com o objetivo de vender. São produtos, serviços, marcas, conceitos e encontros que mantém as mesmas no ritmo de desenvolvimento. Fazem negócios e ampliam a geração de renda e empregos - além do consequente aumento do recolhimento de impostos.
Ou seja, todos ganham com as feiras. Uma plataforma que aproxima compradores de vendedores; soluções de necessidades e que faz grande parte da economia se movimentar. Mas, de repente, aparece esta pandemia e tudo fica parado, inclusive as feiras de negócios.
E
agora - vai passar! Mas, quando? Como? Por quê? Para onde? Em que lugar? Em que
momento? Vamos esperar que, em meses, teremos o abrandamento desta problemática
e voltaremos a fazer negócios.
A
pandemia virou pandemônio e recrudesceu, piorou. As feiras não voltaram e nem
existe um horizonte próximo de quando isto irá acontecer.
Vai
passar! Todos sabemos.
Alguns
destes muitos expositores cansaram de esperar. Precisam vender, produzir.
Precisam de negócios e das feiras. Mas como não tem feiras, partiram para a
atividade individual, que consiste em alugar um espaço em um hotel ou buffet
para instalar suas máquinas, seus produtos ou seus serviços, monta como se um
estande fosse e estão convidando de 5 em 5 ou de 10 em 10 dos seus clientes, de
hora em hora, para virem conhecer os lançamentos.
É
contratada uma mesa de buffet, nos encontros presenciais. E, desta forma,
alguns estão conseguindo expor na sua feira “solo” e conseguindo resultados de
negócios. Claro que existe o perigo de contágio nesta situação toda que estamos
vivendo. Estes encontros, fatalmente, não rolam dentro dos protocolos
necessários. E isso poderá gerar alguns ou vários problemas. Eis aí o resultado
da abstinência das feiras.
Elas
precisam voltar para atender esta demanda. Para impactar, de forma positiva, os
mercados e girar a economia. Morrer é muito ruim, seja de vírus ou de fome.
Formatos
novos são sempre bem-vindos, mas condições pitorescas como estas não devem ser
incentivadas. No entanto, estão acontecendo e poderão se tornar mais frequentes,
a partir do momento em que os afetados aprendam com os que fizeram e travem uma
escalada rápida dos formatos.
Pelo menos os hotéis, também muito
afetados, poderão diminuir a vacância, nestas oportunidades. E isso é um alento.
José Roberto Sevieri - promotor de
feiras comerciais, sócio gerente da Proma Feiras e VP da ADVB – Associação
Brasileira dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil.
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