Leandro Bravo, co-fundador da Cely, startup
que criou a primeira plataforma de marketing de influência com programática do
mundo, fala das etapas-chave para escolher influenciadores digitais
O mercado de influenciadores cresce de forma exponencial há
anos. Um dos motivos é que uma ação de marketing de influência entrega onze
vezes mais resultados sobre investimentos do que as formas tradicionais de
publicidade digital. Com tais cifras e um número cada vez maior de
influenciadores e criadores de conteúdo surgindo nas redes, começa a ficar mais
difícil para o marketing selecionar de maneira assertiva os produtores de
conteúdo e influenciadores que realmente interessam para a marca.
Segundo dados da pesquisa “ROI & Influência 2019” elaborada
pelo Youpix, embora 94% das empresas que usam marketing de influência afirmem
que as ações com influenciadores são efetivas, muitas têm dificuldade de
mensurar os resultados e 66% gostariam que o tracking das campanhas fosse
melhor (de acordo com um estudo realizado pela Influencer Marketing Hub).
Para explicar quais são os fatores-chave para avaliação e o que as marcas
precisam fazer para trabalhar com produtores de conteúdo e influenciadores,
convidamos o especialista no tema Leandro Bravo, CMO e co-fundador da Cely,
startup que criou a primeira plataforma de marketing de influência com
programática do mundo.
Abaixo, Leandro, dá seis dicas para melhorar a procura
e a escolha dos influenciadores ideais para uma campanha:
1 ) Defina o público-alvo da campanha
Cada produtor de conteúdo fala com um público específico. É muito
comum o cliente querer falar com “todo mundo” e o budget da ação não ser
correspondente. Portanto, é determinante definir muito claramente quem deve
receber a mensagem para, então, usar uma ferramenta baseada em dados que mostre
qual influenciador fala com aquele público determinado. Essa é uma das
vantagens de se investir em Marketing de Influência.
2) Avalie se a campanha tem fit com o influenciador
É possível que um produtor fale exatamente com quem você quer
atingir, mas, ao mesmo tempo, não tenha sinergia alguma com a marca ou a
mensagem que será transmitida. Antes mesmo de solicitar orçamento, consuma o
conteúdo dele. Entenda se as postagens que ele faz têm relação com a campanha,
se é algo que está presente no dia a dia daquele profissional. Uma quebra muito
grande de mensagem/mensageiro, gera ruído e estranhamento no público e pode
provocar um efeito indesejado.
3) Use buscas por tags e opte pelos “mais relevantes”
Quando procurar um influenciador via Instagram, por exemplo, opte
também pela busca por meio de uma tag, com uma palavra-chave para o seu
produto/serviço. Ao usar as tags, você verá quais influenciadores indexam
primeiro. A busca por tags é muito simples: abra o Instagram pelo celular, vá
em pesquisar e clique no item “tags”. Depois, digite a palavra que deseja e
pronto. Opte pelos “mais relevantes”, pois são pessoas com um retorno
melhor de likes e engajamento.
4) Humanize a comunicação
Evite campanhas frias, totalmente determinadas pela marca. Ceda
espaço para as ideias do influenciador, para o tom de voz e sensibilidade dele.
A comunicação humanizada aumenta significativamente o potencial de
compartilhamento. Isso também serve para o conteúdo que você fará nas redes
sociais da empresa. Preparar a sua casa com esse olhar, faz campanhas de
conversão funcionarem melhor.
5) Utilize ferramentas gratuitas para analisar dados de
engajamento
A ferramenta Social Blade, disponível como extensão no
Google Chrome ou site, é gratuita e presta serviço de rastreamento de
estatísticas e análises de mídias sociais incluindo dados como “taxa de
engajamento”, número de likes e seguidores. Existem vários padrões de
avaliação de um creator, muito por conta das diversas categorias de conteúdo
que existem, mas uma quase certeira é:quanto maior a quantidade de seguidores,
menor sua taxa de engajamento.
Vale lembrar que a principal ferramenta do Social Blade gira em
torno da plataforma de vídeos YouTube, porém, ela também gera informações e
números sobre Twitch, Mixer, Dailymotion, Twitter, Instagram, e Facebook. Uma
ferramenta complementar a anterior é a Upfluence Software, que disponibiliza uma extensão
gratuita para o Chrome, disponível no Chrome Web Store. Com ele, é possível
fazer análise do desempenho do perfil de um influenciador e obter informações
mais detalhadas como, por exemplo, em qual cidade e país o criador de conteúdo
tem seu maior público, em qual faixa etária, dados monetários e de outras redes
sociais como: Youtube, Twitter e Facebook..
6) Faça a proposta ao influenciador de forma atrativa
Como abordar influenciadores é uma dúvida comum das marcas. É
importante ter o cuidado de fazer a proposta ao influenciador de maneira
atrativa, valorizando o seu trabalho. Muitas vezes, os creators se sentem
explorados por marcas pela forma como são abordados. Mostre ao
influenciador que você está interessado verdadeiramente no projeto dele e que o
trabalho em conjunto gerará resultados para ambos os lados.
Cely
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