Dois movimentos vêm se destacando em 2021 e merecem a atenção de quem está buscando ganhar mais espaço e visibilidade: os podcasts e os canais de corte. Já não é de hoje que falamos sobre a tendência crescente dos conteúdos em formato podcast. O Spotify surfa em um espaço negligenciado pelo Youtube, com três pilares principais: mais leve que vídeo, permite fazer outras atividades durante o consumo e é muito mais fácil para o produtor de conteúdo. Mas e esse tal “canal de corte”, o que é?
Os
canais de cortes publicam trechos de materiais maiores, atraindo pessoas com
vídeos de poucos minutos, conquistando a atenção e promovendo o conteúdo
principal. Mais do que um novo formato de vídeo, ele se tornou uma estratégia
de marketing e de monetização para criadores de conteúdo. Porém, antes de
falarmos sobre essa mega tendência, vamos contextualizar como chegamos até
aqui.
Tamanho dos Conteúdos
Uma crença quase indiscutível num passado recente era que os conteúdos deveriam ser curtos, já que ninguém despende de longos períodos livres, e isso faria com que a taxa de visualização fosse baixa, prejudicando o desempenho junto aos algoritmos. Outra característica que reforçava o tempo reduzido era o limite que as próprias redes impunham, como o Instagram, que limitava o feed em apenas 1 minuto e o IGTV em no máximo 15 (para contas normais).
Nessa
mesma linha, uma das referências em conteúdo para o Youtube desde os
primórdios, Rafinha Bastos, criou um canal chamado 8 minutos, em que fazia
entrevistas rápidas de, no máximo (como o próprio nome do canal já diz) 8
minutos. Em 2021, o humorista se alinhou à tendência dos conteúdos longos, que
passaram a ter mais destaque, chegando muitas vezes a mais de duas horas de
duração (uma mudança bastante relevante em relação às convicções do passado).
Nugget Vídeo
Dentro
da linha dos "lançamentos" e do marketing de afiliados, surgiu a
denominação "Nugget Vídeo", que se refere a trechos menores de um
conteúdo maior. Por exemplo, neste segmento, as lives e palestras são algo
comum para atrair a atenção de novos seguidores/clientes em potencial, no
entanto, nem todas as pessoas estão dispostas a dedicar logo de cara horas do
seu tempo para assistir uma live ou uma longa palestra. Pensando nisso, e em se
adaptar às limitações de tempo de cada plataforma, assim como ter uma
frequência mais intensa de postagens, os conteúdos longos começaram a ser
desmembrados em pequenos cortes, com um trecho, tema ou dica relevante. Dessa
forma, o interlocutor tinha a chance de capturar a atenção do seu público em
potencial em apenas alguns minutos, não mais em horas.
Canais de Cortes
Foi a partir destas mesmas deduções, adquiridas a partir do comportamento dos usuários, que criadores de conteúdo começaram a separar os "melhores momentos" de seus episódios (seja de podcast ou vídeo) em pequenos cortes para chamar a atenção de novos usuários de forma mais eficiente. O passo seguinte desse movimento foi criar um canal diferente do original apenas para o compartilhamento dos cortes. Entre outros motivos, a criação de um novo canal está relacionada ao aumento da exposição do conteúdo e à monetização destes vídeos dentro da plataforma.
O
canal Inteligência Limitada, do humorista Rogério Vilela, inovou no segmento dos
cortes, criando um "corte exclusivo", um conteúdo captado juntamente
ao podcast longo, porém que não vai ao ar nas demais mídias, nem faz parte do
conteúdo original, indo apenas para o canal de cortes. Com isso, os usuários
passaram a ter que seguir ambos os canais para assistir todo o conteúdo
original.
Tendência
Apesar
de ser uma tendência ainda pouco difundida, se comparada aos podcasts, os
canais de corte vieram para ficar e já mostram resultados expressivos para quem
vem testando a estratégia. Assim como outras novidades do segmento, é
importante lembrar que a chance de ganhar visibilidade em novos formatos é
sempre maior no início, devido à falta de concorrência. Sabendo disso, o que
você me diz: vai testar ou vai deixar essa tendência passar?
Cezar
Augusto de Lima Choptian - sócio fundador da agência de marketing digital
Stardust (https://stardust.digital)
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