Pesquisa da Sercom revela que apps atendem bem na hora da compra, contudo ainda demoram ou não conseguem solucionar eventuais problemas
Neste ano, segundo levantamento feito pela All iN
& Social Miner, com 1050 pessoas, a maioria dos brasileiros (41%) vai
aproveitar o Dia do Consumidor para procurar ofertas via sites de buscas, ou
por aplicativos de lojas, 41%. E 34% devem recorrer a lojas físicas. A pesquisa
também mostra que o que deixa o consumidor mais confortável (53%) é receber os
pedidos em casa.
Nesses dias que antecedem a grande data do varejo,
comemorada em 15 de março, valem recomendações sobre jornada de atendimento. Um
estudo da Sercom, contact center e provedor de serviços e plataformas de
customer experience, com 1081 pessoas, em março de 2020, revela que 70% dos
consumidores conseguiram comprar rapidamente um produto ou serviço ou rastrear
pedidos por aplicativos.
Mas a pesquisa mostra que 17% dos
entrevistados não conseguiram fazer um cancelamento por aplicativo, e 16% não
conseguiram fazer uma reclamação.
Outro dado curioso é que mesmo dentro dos aplicativos, que são digitais
por origem, 84% das pessoas dizem que preferem o atendimento humano ao
automatizado.
Como explicar esse cenário? Para Elda Di Donato, Diretora de Transformação Digital da Sercom, os consumidores querem praticidade, mas ainda encontram dificuldades para resolver qualquer tipo de necessidade por canais digitais, e quando conseguem, reclamam da demora.
“A tendência é que o atendimento digital ultrapasse
as barreiras iniciais, e seja cada vez mais rápido e resolutivo. Hoje já é
possível integrar os pedidos de aplicativos a centrais de atendimento, fazendo
com que todos os agentes da cadeia, desde compras até a logística, e a entrega
final, possam se comunicar melhor e resolver as demandas”, explica.
Por exemplo, no caso de aplicativos de entregas de
restaurantes, que foram os mais usados (83%) pelos brasileiros em 2020, de
acordo com o estudo da Sercom, uma central de atendimento integrada pode tanto
facilitar a comunicação entre consumidores e entregadores – que solicitam
suporte pelo próprio aplicativo, quanto ajudar os restaurantes que desejam se
cadastrar na plataforma.
“A integração entre apps e contact center facilita
muito. Considerando o setor de delivery, as principais demandas dos
consumidores que chegam na Sercom são referentes a pedidos cancelados que foram
cobrados, ou pedidos que estão atrasados. Já os entregadores
nos acionam quando não conseguem contato com o cliente, e até mesmo para falar
sobre o pagamento deles, ter informações sobre o cadastro e ativação deles na
plataforma, entre outros”, conta a especialista.
Já os aplicativos de lojas de roupas e calçados,
que ficaram em 5º lugar na pesquisa, utilizados por 31% dos consumidores, podem
ser muito bem integrados a outros canais como telefone, WhatsApp, chat, Reclame
Aqui e mídias sociais.
Essa é uma tendência que não deverá recuar. "A
mescla de atendimentos humanos com robotizados nunca vai deixar de
existir", conclui Elda Di Donato, que antecipa a novidade de uma
plataforma omnichannel a ser lançada em breve pela companhia, integrando
e-mail, chat, WhatsApp, redes sociais, chatbots, e outros canais, em uma ferramenta
bastante sofisticada.
“A estratégia é utilizar toda a expertise de
mercado que reunimos atendendo empresas de diversos segmentos, especialmente
nos últimos 5 anos, e consolidar tudo isso em um único produto, mais escalável,
flexível, que vai poder ser acessível a empresas de menores portes também”.
No final, quem ganha com o atendimento integrado, é
o cliente final. Nesta semana do dia 15, um ano depois do início da quarentena,
pode-se afirmar que os consumidores mudaram ainda mais seu padrão de consumo, valores
e expectativas. Mas rapidez e resolutividade certamente continuam sendo
fundamentais.
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