Dois instrutores de marketing digital da Udemy, Diego Davila e André
Fontenelle, falam sobre o marketing neste período de distanciamento social
É inegável que, nos últimos meses, a
pandemia promoveu diversas mudanças nas mais variadas esferas. Uma delas foi no
modo como as empresas fazem negócios. Por exemplo, muitas delas – pequenas,
médias e grandes – precisaram passar a promover e vender os seus produtos ou
serviços pela internet.
Para isso, muitos empreendedores e
profissionais têm recorrido a conhecimentos de marketing e marketing digital,
geralmente por meio de cursos online. No Brasil, durante os dois primeiros meses
da pandemia, a habilidade mais procurada por alunos da Udemy, o maior destino do mundo para cursos online, foi marketing
no Instagram, com um
aumento de 103%.
A seguir, os instrutores de marketing
na Udemy Diego Davila e André Fontenelle, alguns dos principais instrutores da plataforma no país,
respondem a perguntas sobre a área e os desafios dos novos tempos em que
estamos vivendo.
As cinco habilidades de marketing que
todo empreendedor e profissional deve possuir atualmente
Na opinião de Davila – instrutor com
mais de 530.000 alunos na Udemy em cursos como “Curso
completo de WhatsApp marketing” e “Curso completo de Instagram
marketing” –, as cinco habilidades de marketing
que todo mundo deve aprender são técnicas: utilizar vídeo marketing, usar
marketing nas redes sociais, produzir anúncios digitais para as redes sociais,
criar anúncios digitais para o Google e otimizar (ou criar) um site para a
divulgação da empresa.
Já para Fontenelle – instrutor com mais
de 240.000 alunos na Udemy, em cursos como “SEO
fundamental” e “Curso de
Google Ads (AdWords) completo” – as
cinco habilidades de marketing fundamentais, pensando num ambiente
pós-pandêmico, são: estudar e compreender as mudanças de comportamento de
consumo, estar apto/a para implementar transformações rapidamente, estar
preparado/a para o digital, ter foco nas métricas de conversão e possuir forte
presença nas mídias sociais.
O crescimento do marketing digital
enquanto estamos em casa
Ambos os instrutores concordam que o
marketing digital é o que está ajudando muitas empresas brasileiras a
prosperarem e a alcançarem novos clientes nestes tempos em que estamos mais em
casa. “Sem o marketing digital, muitas empresas já não estariam mais
funcionando”, afirma Davila. “Nos últimos meses, o marketing digital se tornou
a principal ferramenta para as empresas buscarem clientes”, diz Fontenelle.
Principais lições que a pandemia
trouxe para os profissionais de marketing
Enquanto Davila afirma que a principal
lição que os profissionais de marketing aprenderam com o período de
distanciamento social foi que o futuro da área é online, Fontenelle dá dicas
táticas. “É preciso saber transmitir que a empresa segue os protocolos de
segurança e apresentar opções seguras de entrega do produto ou de utilização do
serviço”, afirma ele.
Opiniões de instrutores
internacionais
Não é só no Brasil que o marketing
digital está em alta. Outros instrutores de marketing na Udemy, da Espanha e da
França, concordam que é essencial que as empresas se adaptem ao ambiente
digital nos tempos atuais.
De acordo com o espanhol Pau Rodrigo Millan, empreendedores e profissionais têm valorizado mais o
marketing digital inclusive porque, em muitos casos, é a chance que eles têm de
manter os seus negócios.
O francês Matthieu Blanco é da mesma opinião. "O marketing digital é um elemento
essencial para o sucesso das empresas, principalmente em situações de crise
como a da pandemia", diz ele.
A pesquisa sobre marketing nos tempos
atuais foi feita com seis instrutores da Udemy nos seguintes países: Brasil,
Espanha e França.
Udemy
Facebook: @UdemyBrasil
Twitter: @Udemy_Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário