Mais de 70% dos atendimentos foram realizados pelas plataformas digitais, via portal, aplicativo e totens de autoatendimento
Desde a implantação da quarentena no estado de São Paulo, o
Poupatempo tem investido na ampliação dos
serviços oferecidos de forma online, para garantir mais conforto e segurança à
população. Atualmente o cidadão já tem mais de 110 opções disponíveis
pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e
totens.
Entre maio e dezembro de 2020, o Poupatempo realizou
mais que o dobro de serviços online, 5,1 milhões, em comparação aos
atendimentos presenciais, com 2,3 milhões.
O diretor da Prodesp (empresa de Tecnologia do Governo de São
Paulo que gerencia o Poupatempo), Murilo Macedo, destaca que a praticidade de poder concluir serviços na palma da
mão, 24 horas por dia, evitando deslocamentos, é essencial nesse período
de pandemia. “Nosso objetivo é ampliar cada vez mais a oferta de serviços
digitais para facilitar a vida do cidadão, sem
abrir mão da qualidade que os usuários do Poupatempo estão acostumados a
receber. Agora, sem burocracia, é possível realizar com apenas alguns cliques
atendimentos no conforto de casa, com rapidez e segurança”.
Até abril do ano passado, o Poupatempo realizava
aproximadamente 22 mil serviços online mensalmente. Com o lançamento do
aplicativo Poupatempo Digital, em maio de 2020, o número de atendimentos
mensais teve um aumento superior a oito vezes, chegando a 213 mil. Atualmente,
já são 116 funcionalidades disponíveis. Até o final de 2021, a meta é oferecer
180 opções digitais.
Entre os serviços mais solicitados pelas
plataformas do Poupatempo estão os relacionados à CNH, com 1,5 milhão de
pedidos, e o licenciamento de veículos, com 1,1 milhão.
Com a reabertura gradual das unidades, iniciada
em 19 de agosto, foram priorizados serviços que
dependem da presença do cidadão, como a primeira via do RG, transferência
interestadual e mudança na característica do veículo, por exemplo. Além disso,
foram adotadas medidas de prevenção no combate ao coronavírus, como a redução
da capacidade de atendimento e acesso aos postos mediante agendamento prévio,
seguindo protocolos sanitários e as diretrizes do Plano São Paulo.
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