Confira dicas para transformar possíveis provações relacionadas a condições climáticas em aventuras de pilotagem inesquecíveis
Não deixe que uma previsão de mau tempo atrapalhe
seus planos de fazer uma ótima viagem. Não dá para mudar o tempo, mas com
certeza, dá para mudar como você reage a ele. Com isso em mente, a
Harley-Davidson do Brasil separou dicas para os motociclistas pilotarem melhor
em diferentes condições climáticas. Confira!
Chuva
Pegar chuva enquanto pilota não é um problema se você tiver tempo e um
bom lugar para se secar quando terminar (e se não estiver muito frio). Mas,
obviamente, não se molhar é sempre a melhor opção. Para começar, invista em uma
boa capa de chuva; você não vai se arrepender. Botas e luvas impermeáveis
também são essenciais. E não se esqueça de fechar tudo muito bem. Basta uma
pequena abertura para você ter a sensação de estar ensopado.
A segurança é mais importante do que o conforto.
Sob chuva, a segurança começa com tração. Com bons pneus, boa técnica e cuidado
extra, não tem por que ficar com medo da chuva.
Verifique se os pneus estão com a banda de rodagem
certa para canalizar a água para longe de onde a borracha toca a pista.
Lembre-se de que a estrada fica mais escorregadia no início de uma tempestade,
principalmente depois de um longo período de seca, quando a água remove o óleo
da superfície da estrada. Evite o meio da pista, onde esse efeito é mais comum.
No geral, faça tudo de forma mais gradual na chuva:
acelerar, frear, virar. Vá mais devagar. Tente não reagir bruscamente. Mantenha
distância de outros veículos. Tenha muito cuidado em superfícies escorregadias,
como tampas de bueiros e, quando em um cruzamento de ferrovia, redobre a
atenção para cruzar os trilhos o mais próximo possível de um ângulo de 90
graus.
E lembre-se de que andar na chuva é mais
desgastante mentalmente. Faça pausas frequentes e/ou tente parar mais cedo à
noite. O descanso mental irá ajudá-lo a lidar bem com todos os desafios de
pilotagem.
Vento
Ser surpreendido por um vento cruzado repentino ao andar de motocicleta
pode assustar. Mas saber o que fazer nesse tipo de situação não precisa ser um
bicho de sete cabeças. Seguem duas dicas básicas para lidar com rajadas de
vento.
Primeiro, relaxe. Quanto mais você luta contra o
vento, mais ele reage contra você. Não acelere; não desestabilize o guidão.
Lembre-se dos princípios de contra-ataque. Se uma rajada de vento o atingir
pela esquerda, incline-se para ela empurrando ligeiramente o guidão do lado
esquerdo. Se o vento for constante, mantenha uma pressão constante, mas não
exagere. Aplique pressão suficiente para neutralizar o vento e continuar
seguindo em frente.
A segunda dica é ajustar sua posição na pista
conforme a necessidade. Embora andar no terço esquerdo da pista seja uma regra
boa, ela não funciona em toda e qualquer situação. Se, por exemplo, um vento
constante vindo da direita faz você se sentir como se estivesse prestes a ser
lançado no sentido contrário, dê a si mesmo uma pequena margem de erro cruzando
no terço direito da pista. Mas, lembre-se de que, nessa posição os motoristas
(principalmente de caminhões) à sua frente não conseguem enxergar você muito
bem; por isso, aja com cautela.
Calor
No calor, além de ficar atento a manchas escorregadias de piche
derretido, é preciso cuidar da temperatura do corpo e se manter hidratado. O
estresse térmico e a insolação são questões sérias e que podem matar!
Hidrate-se: leve água e/ou bebidas esportivas com
você e faça pausas frequentes para se hidratar. Em situações de calor extremo,
beba mais do que você acha que precisa.
Refresque-se: usar uma bandana molhada em volta do
pescoço ou sob o capacete pode fazer maravilhas. Mergulhar sua camiseta básica
em água fria ou usar um “colete de hidratação” também pode ser uma grande
ajuda.
Cubra-se: a pele nua sob o sol quente pode provocar
mais do que uma queimadura solar. Embora seja bom expor braços e ombros ao
vento, uma camiseta leve, de cor clara e sintética de manga longa ajuda a
refletir a luz do sol e pode evitar que o corpo perca a umidade muito
rapidamente.
Fique atento a sinais de estresse causado pelo
calor: pare imediatamente se tiver sintomas como fraqueza, tontura, confusão,
náusea e/ou problemas respiratórios. Refresque-se à sombra ou em algum
lugar com ar condicionado e beba bastante líquido para se reidratar. Busque
ajuda se os sintomas não amenizarem rapidamente — e não volte até ter certeza
absoluta de que se recuperou.
Finalmente, quando ao ar livre, evite o calor mais
intenso, começando bem de manhã e terminando no fim de tarde. Encontre um lugar
agradável e arejado (talvez com piscina) para ficar durante as altas
temperaturas à tarde.
Frio
Algumas pessoas simplesmente não entendem. “Como andar de moto quando
está muito frio lá fora?” elas perguntam. Simples: se tem gente que anda de
motocicleta para neve em temperaturas abaixo de zero, é claro que você pode
pilotar sua motocicleta quando está fazendo 2 °C. Obviamente, o segredo está em
se agasalhar e se manter aquecido.
Vista-se em camadas que você pode retirar (ou
adicionar) de acordo com a variação da temperatura. Comece com uma segunda pele
de tecido térmico ou lã que afastará a umidade do corpo; adicione uma camada
(ou camadas) de lã; e complete com uma camada corta-vento, impermeável e
respirável.
Ao andar no frio, cuidado com aberturas, geralmente
nos pulsos, tornozelos ou pescoço. Procure luvas corta-vento com fechamento no
dorso para bloquear a entrada de brisa pelas mangas. Botas de cano alto são
imprescindíveis. Capacetes fechados são excelentes no frio, e uma balaclava ou
envoltório de pescoço manterá o queixo e pescoço protegidos.
Nem todo mundo gosta de andar com um para-brisa ou
carenagem, mas esses itens podem fazer uma enorme diferença no frio. A
Harley-Davidson oferece uma grande variedade de opções de para-brisas para a
maioria dos modelos de motocicleta — inclusive opções removíveis, que liberam a
brisa quando o calor aumenta.
Andar no frio também significa ficar atento a
manchas de gelo. Mesmo que a temperatura do ar esteja acima de zero, partes da
estrada ainda podem estar congeladas. Redobre a atenção em pontes, em pontos
escuros e em áreas baixas da estrada, onde a água pode se acumular, congelar e
demorar mais para derreter. E lembre-se que o gelo na estrada às vezes pode ser
invisível.
E, por último, roupas quentes — como coletes, jaquetas,
luvas ou até munhequeiras — podem trazer conforto e estilo. Depois de usá-las
uma vez, você nunca mais vai querer passar frio pilotando!
Harley-Davidson
https://www.harley-davidson.com.br
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