Chamar o serviço de urgência e emergência deve ser a primeira atitude a ser tomada
Segundo dados da Universidade Federal de São Paulo,
29% dos idosos caem ao menos uma vez ao ano e 13% caem de forma recorrente.
Neste período de pandemia e isolamento social, o número chegou a 30% já no mês
de julho. Com as pessoas passando mais tempo em casa, embora prevenidas do
Covid, aumentaram os casos de acidentes domésticos. Segundo o responsável
técnico de enfermagem da Transul, Cristiano Martins, os acidentes mais comuns
são quedas, cortes, engasgos, intoxicações, queimaduras e choques.
“Principalmente quedas de pessoas idosas, é um dos chamados que mais
recebemos”, afirma.
Ainda segundo Cristiano, quando isso acontecer, a
primeira medida a ser tomada é ligar para o socorro e aguardar as orientações
do profissional: “nosso instinto é em primeiro lugar ajudar a vítima, porém, se
for um acidente com queimaduras por algum produto químico e a pessoa colocar o
ferimento em água corrente pode agravar ainda mais a situação. Por isso é preciso
relatar o fato ao profissional e seguir as orientações até o socorro chegar”.
As crianças, que até pouco tempo estavam com aulas
online, também acabam por explorar outros cômodos da casa e podem encontrar
tomadas e quinas, causando sérios traumas e choques. O ideal é manter a
prevenção, com proteção nos móveis, objetos cortantes e redes de energia e, em
caso de acidentes, chamar o socorro especializado imediatamente. “Somente
profissionais treinados podem agir nessas situações, de modo a acalmar a vítima
e também as pessoas que estiverem envolvidas. O tempo é de pandemia e o mundo
está mudado, é necessário readaptação de todos para não trocarmos os índices de
acidentes de trabalho com os acidentes domésticos”, completa.
Em caso de urgência e emergência médica, acione o
seu plano de atendimento ou ligue para o Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência (Samu) pelo 192.
Transul
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