Liderança é uma palavra forte e representativa.
Ganhou bastante amplitude pela situação caótica ocasionada pelo avanço do
Covid-19 — o coronavírus. Os seus reflexos, tanto sanitários quanto econômicos,
impõem decisões de políticos, empreendedores e gestores neste contexto repleto
de fatores tão complexos.
Mas sendo a liderança e possuir este atributo
moldado pelo tempo, pressão e aprendizados contínuos, como forjar uma travessia
positiva e em tempo recorde nesta crise? É o que tentaremos responder com esse
artigo, para ajudá-lo a compreender como fazer uma gestão mais efetiva para a
sua empresa, família e a sociedade como um todo.
O isolamento social trouxe mudanças
A imagem do Papa Francisco sentado, rezando sozinho
em meio a Praça São Pedro completamente vazia, é tocante e significativa. Tal
situação nunca havia ocorrido em toda a história da Igreja Católica. São tempos
díspares e o isolamento trouxe sim as suas mudanças. Mas, apesar delas, os
fundamentos da liderança seguem firmes e é hora de voltar ao básico: ter visão
de longo prazo, conhecer as pessoas e despertar suas potencialidades.
Desperte o potencial das pessoas
Este eventual isolamento trouxe consigo uma aura de
solidariedade. Talvez, se não estivéssemos tão conectado de hoje, isso não
seria possível. Assim, ao invés de exigir demasiadamente de seu time,
aproxime-se mais dele pois talvez seja hora de formar seguidores. Isso somente
é possível sendo solidário e permitindo — mesmo que por meio de desafios — que
eles mostrem a melhor versão de si mesmos.
Incentive-os a ajudar a suas comunidades e a
preservar seus empregos. A sua empresa pode ser um canal para isso. Na
impossibilidade de se utilizar o poder da imagem da instituição para a
realização de alguma ação, outros recursos podem ser aplicados. Talvez uma sala
de reuniões para a maior conectividade entre os colaboradores possa canalizar
os esforços para alguma direção.
Conheça os seus liderados
Mas a liberação de potencial só pode ser efetiva
caso você conheça as pessoas que lidera. O medo inevitável, seja pelo potencial
perda de parentes — os idosos são os mais frágeis, seja pela possibilidade de
demissão está fragilizando muita gente.
Ao aceitar esse sentimento e mostrar-se
compreensivo, o líder é capaz de motivar seus colaboradores e desenvolver sua
liderança atuando de forma mais humana e empática.
Nesse cenário, aproveite o que sua equipe tem de melhor a oferecer. Alguém criativo pode dar boas ideias de como entregar os seus produtos ou serviços. Aquele funcionário tímido, mas que é um excelente executor, pode criar um aplicativo. Já o pessoal mais extrovertido pode ser capaz de criar uma solução que propague rapidamente aquilo que era apenas uma ideia.
Seja transparente e mostre sua visão de longo prazo
A transparência em um momento de crise é de suma
importância. Mas ao utilizá-la como ferramenta de liderança, lembre-se de não
se distanciar de sua missão, valores e visão de longo prazo. Uma visão positiva
de futuro dá esperança e, por mais que o momento atual seja difícil, ela é o
combustível da superação.
Por conta dos impactos econômicos causados pelo
Covid-19, várias empresas estão enviando comunicados aos seus clientes e
usuários. Em alguns casos, cobranças de assinaturas de serviços estão sendo
postergadas e em alguns casos, serviços que antes eram pagos, tornaram-se
temporariamente gratuitos.
Por isso, seja transparente sobre a atual situação
de sua organização e mantenha-se firme quanto à visão de futuro. Seus
colaboradores se sentirão mais confiantes por terem uma liderança na qual eles
podem confiar.
Se os líderes são forjados em momentos de
turbulência, a liderança na atual crise pode transformar você na sua melhor
versão. Que tal aceitar esse desafio?
Georgia Roncon - Empresária e empreendedora com
mais de 13 anos de experiência em gerenciamento comercial, marketing,
desenvolvimento de equipes, criação de produtos e implementação de cultura
organizacional e inovação, atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É
formada em Letras Inglês e possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela
FGV. Apaixonada por educação, marketing e tecnologias é co- fundadora da
AGE GROUP, que atua em seguimentos como: Turismo, Investimentos e com
Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto
no Brasil e nos EUA.
ECQ
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