Muitas pessoas querem saber o que é possível fazer
para empreender, criar e ganhar dinheiro, uma vez que estamos diante de uma
situação muito complexa. É importante, antes de realizar qualquer procedimento,
principalmente no que se refere a aplicação de visto, saber o que é um bom ou
mau negócio. Mas como estruturar isso nessa nova realidade?
Quando a gente diz que o mundo vai mudar, não é
somente uma questão relacionada à pandemia, até mesmo porque a ciência avançou
muito e em breve teremos uma vacina. Mas a forma como as pessoas fazem negócios
será diferente e uma nova realidade, requer uma nova estratégia. Atualmente,
vemos que as pessoas passaram a diminuir as estruturas dos negócios para
otimizar outras questões, como plataformas online, desenvolvimento de equipe,
entre outras coisas.
Pensar em um negócio também envolve as chances de
crescimento, então será que o empreendimento, que você idealizou, pode ser
utilizado para fazer um visto internacional? Lembrando que muitos países
concedem vistos para empreendedores.
O primeiro passo é fazer uma boa análise de mercado
e entender para quem você quer vender, sejam eles brasileiros, americanos, de
qualquer outra nacionalidade, ou mesmo utilizar uma plataforma aberta para
diversos países. Se for o caso de vendas internacionais para o mundo
todo, o Brasil não é o lugar ideal para fazer isso, porque existem inúmeras
regras relacionadas a importação e a exportação, além de tributações e
burocracias que podem travar completamente esses processos. Outro fator que
deve ser levado em consideração é que os brasileiros costumam vender apenas
para o público nacional, em plataformas nacionais, que podem ser problemáticos
para empreendedores e consumidores.
Após essa decisão, é hora de pensar no seu público
alvo. Muitos começam um negócio com a noção de que o produto é o principal
fator, mas na verdade trata-se muito mais das pessoas que vão comprá-lo. Focar
em um nicho específico é muito mais saudável para uma empresa do que tentar
agradar a todos, afinal é assim que você se adequa ao seu mercado para
então vender o produto ideal. Hoje em dia, há inúmeras ferramentas para
encontrar seus consumidores, mas ainda assim, é essencial entender o
comportamento e hábitos deles, para que exista uma identificação com o negócio.
Com relação ao desenvolvimento da empresa e a
chance de levá-la a outro país, é importante ter em mente que o visto não é a
causa, mas sim a consequência de um planejamento bem executado para um negócio
de sucesso. Isso também depende bastante de onde o empreendedor quer aplicar
esse projeto, afinal uma boa estrutura leva em consideração o mercado desejado,
num ambiente apropriado e onde está o público. Afunilar essas decisões gera
resultados eficazes.
Em um mundo com tantas coisas acontecendo ao mesmo
tempo, e sempre com novidades, conhecer a fundo o seu empreendimento e a
tecnologia utilizada fazem toda a diferença. Procurar compreender mídias e
softwares é uma maneira de desenvolver o próprio negócio sem um custo tão alto,
especialmente com colaboradores terceirizados, até mesmo porque eles não
precisam permanecer na empresa.
A inovação continua sendo uma grande demanda do
mercado. O sucesso de outros empreendedores pode instigar a cópia e fazer isso
é o caminho para o fracasso, além de gerar desconfiança. Não é necessário
copiar ou atacar os concorrentes, mas sim fazer coisas que diferenciem os
trabalhos, até porque os clientes sabem o que, e de quem, estão comprando.
Tudo o que envolve a criação de uma empresa é também
fruto do que é investido nela. Absolutamente ninguém começa pensando em ter o
mínimo de lucro, então não existe o mínimo de investimento. Buscar as melhores
soluções com um orçamento adequado gera o resultado esperado, enquanto o mínimo
costuma trazer apenas isso mesmo. Por isso, tirar essa palavra do vocabulário é
uma boa maneira de começar, seja para trabalhar no Brasil ou no exterior.
Economizar é fundamental, mas não da forma errada.
Separei algumas ideias de negócios que estão
crescendo em todo o mundo. Uma delas é o ramo de pet shops, por exemplo,
especificamente os que trazem mais artigos luxuosos têm ganhado cada vez mais
espaço na vida das pessoas. Como os bichos de estimação fazem parte da família,
também são tratados como filhos e merecem o melhor. Existem alguns hotéis
especializados em cuidar de animais enquanto os donos viajam, alguns cobram até
$ 12 por dia, com uma estrutura simples. Outros, com uma apresentação bem
elaborada, com banhos constantes, alimentação diferenciada e limpeza frequentes,
podem cobrar até $ 50 a diária.
Artigos exclusivos também são de muito valor para
os consumidores, como produtos importados. Lojas que oferecem os melhores
chocolates, azeites, caviar e queijos, como pequenos empórios, que trazem
produtos sofisticados, é o que há de mais interessante em outros países.
Muitas vezes, abrir algo no segmento de luxo não
requer um investimento alto, mas é necessário avaliar as possibilidades.
Daniel
Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em direito
internacional, consultor de negócios internacionais e palestrante. Para mais
informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br
ou entre em contato por e-mail daniel@toledoeassociados.com.br.
Toledo também possui um canal no YouTube com mais de 73 mil
seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados
com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente.
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