Pesquisa conduzida
na plataforma de human analytics da MindMiners - em parceria com a consultoria
Hype50+ e a agetech Janno - aponta que os brasileiros com mais de 60 anos
mudaram os hábitos de consumo e o comportamental. Entre os entrevistados para o
"Monitoramento Covid-19: 60+", 62% passaram a assistir mais tevê; 61%
a cozinhar mais; 52% a ler; 46% a ficar mais tempo nas redes sociais; 41%
começaram a consumir mais conteúdo online; 40% a conviver mais com familiares e
amigos (mesmo a distância); 38% a utilizar mais serviço de delivery; 37%
começaram a comprar mais produtos online.
De invisíveis ao centro do debate sobre a pandemia
da Covid-19, os maduros brasileiros passaram a ser vistos com um olhar de
cuidado, proteção e preconceito. A gravidade da doença revelou uma mudança
social que estava em curso, mas que tende a se acelerar pela consciência
coletiva sobre o tamanho da população com mais de 60 anos. No país, esses
brasileiros formam um exército de 30 milhões de pessoas que tiveram hábitos
comportamentais e de consumo alterados. Para entender o impacto do novo
coronavírus, a MindMiners – em parceria com a consultoria Hype50+ e a agetech
Janno – conduziram a pesquisa Monitoramento Covid-19: 60+. O
levantamento foi realizado em todas as regiões do país e contou com 520
entrevistas.
Segundo a coordenadora da pesquisa Monitoramento
Covid-19: 60+, entre os entrevistados, 71% estão refletindo
mais sobre a finitude; 89% estão tentando manter a mente ativa para diminuir o
impacto emocional; 94% estão preocupados com o bem-estar da família e de
amigos; quatro em cada 10 com mais de 60 anos estão com medo de morrer.
“Durante a pandemia, os maduros mudaram alguns hábitos: 62% passaram a assistir
mais tevê; 61% a cozinhar mais; 52% a ler; 46% a ficar mais tempo nas redes
sociais; 41% começaram a consumir mais conteúdo online; 40% a conviver mais com
familiares e amigos (mesmo a distância); 38% a utilizar mais serviço de delivery;
37% começaram a comprar mais produtos online. Entre os três produtos mais
consumidos online: 68% mais ingredientes para cozinhar em casa; 58% começou a
consumir medicamentos; 56% a consumir mais refeições. 46% dos brasileiros com
mais de 60 anos estão fazendo compras de alimentos e bebidas por delivery”, detalha
Danielle Almeida, head de Marketing da MindMiners.
DESTAQUES DA PESQUISA
SOBRE INFORMAÇÕES
- 98%
dos entrevistados sabe o que é a covid-19; 50% conhecem parte dos
sintomas; e 84% acreditam que o vírus seja muito perigoso para o público
com mais de 60 anos.
- 96%
dos entrevistados estão acompanhando o aumento no número de infectados com
o novo coronavírus no Brasil; 49% buscam informações mais de uma vez por
dia e 43%, pelo menos, uma vez. Para 74%, o consumo de informações e
notícias aumentou.
- Sobre
a pandemia no Brasil, seis a cada 10 entrevistados acreditam nas
informações passadas pelas autoridades (governo); cinco em cada 10
acreditam nas informações passadas por amigos e familiares; e seis em cada
10 acreditam nas informações passadas por jornalistas. Ou seja, o nível de
confiança em informações do governo e da imprensa é o mesmo.
- Entre
os canais preferidos para consumir informações, 68% afirmam ser tevê
aberta; 51% sites de notícias; 48% tevê fechada; 39% redes sociais; e 24%
whatsapp.
- 72% dos
entrevistados acreditam que as informações passadas pela tevê aberta são
confiáveis ou muito confiáveis – esse índice sobre para 77% quando o tema
é tevê fechada. 71% acreditam que as informações dos sites de notícias são
confiáveis ou muito confiáveis; 89% acreditam nos jornais impressos; 85%
nas rádios; 32% nas redes sociais; 25% nas informações que recebem pelo
WhatsAPP; e 59% nas revistas.
SOBRE PREOCUPAÇÕES
- 89%
dos brasileiros com mais de 60 anos estão preocupados com uma possível
contaminação pelo Covid-19; 83% com o impacto na economia do país; 81%
afirmam que a preocupação é que seus amigos e familiares possam ficar
doentes; 50% se preocupam em perder o emprego ou fonte de renda.
SOBRE O ISOLAMENTO
- 75%
dos entrevistados concordam com o isolamento social; 98% estão seguindo as
orientações da quarentena e saem somente quando necessário (ou, nem saem
de casa). 24% deles, estão passando a quarentena sozinhos em casa.
SOBRE NOVOS HÁBITOS E CONSUMO
- 71%
dos entrevistados estão refletindo mais sobre a finitude; 89% estão
tentando manter a mente ativa para diminuir o impacto emocional; 94% estão
preocupados com o bem-estar da família e de amigos; quatro em cada 10 com
mais de 60 anos estão com medo de morrer.
- Durante
a pandemia, os maduros mudaram alguns hábitos: 62% passaram a assistir
mais tevê; 61% a cozinhar mais; 52% a ler; 46% a ficar mais tempo nas
redes sociais; 41% começaram a consumir mais conteúdo online; 40% a
conviver mais com familiares e amigos (mesmo a distância); 38% a utilizar
mais serviço de delivery; 37% começaram a comprar
mais produtos online.
- Entre
os três produtos mais consumidos online: 68% mais ingredientes para
cozinhar em casa; 58% começou a consumir medicamentos; 56% a consumir mais
refeições. 46% dos brasileiros com mais de 60 anos estão fazendo compras
de alimentos e bebidas por delivery.
SOBRE A PESQUISA | Conduzida
pela MindMiners em parceria com a consultoria Hype50+ e a agetech
Janno, a pesquisa Monitoramento Covid-19: 60+ contou
com 520 entrevistas com homens e mulheres, com mais de 60 anos, moradores das
regiões Centro-Oeste, Norte, Nordeste, Sul e Sudeste, de todas as classes
sociais.
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