A incerteza é um dos maiores desafios da década. A
pandemia da Covid-19 assolou grandes nações e revelou uma nova série de
incertezas nos mais diferentes aspectos tais como saúde, comportamento,
economia e negócios. Na definição clássica, manter o controle das finanças
corporativas é determinante para se obter sucesso nos negócios, mas, diante de
um cenário como o que estamos vivendo, ficamos em dúvida do que podemos fazer
para mitigar os efeitos negativos desse impacto.
É bastante importante investir em tecnologia
aplicada a uma boa fundamentação de dados, análises e projeções. Não é de hoje
que identificamos a necessidade de implantar softwares de planejamento, elaboração
de orçamentos, previsão, análise e registro de resultados. Na realidade, as
plataformas de planejamento orçamentário vêm ganhando popularidade entre as
empresas, e os gestores já entenderam a importância da criação de modelos de
rentabilidade para diferentes cenários, capazes de atender às mais variadas
demandas dos ambientes organizacionais.
Para uma boa fundamentação de dados, os recursos de
suporte podem ser segmentados em cinco categorias relacionadas, como a análise
de planejamento, a descritiva, de diagnóstico, preditiva e prescritiva.
Devemos contar também com o atual mercado
totalmente incerto e refletir sobre o que podemos fazer diante dessa realidade.
Por isso, lembre-se que, seja qual for o planejamento corporativo, ele
normalmente estará associado ao gerenciamento de desempenho da empresa, o que
presume planejamento financeiro, orçamento e previsão.
Dessa forma, suas diretrizes precisam permear a
compreensão de desempenhos passados, identificação de desvios de normas (plano
vs real), avaliação de cenários possíveis, previsão de resultados prováveis e
avaliação de riscos e restrições.
Quando se pensa em busca de resultados desafiadores
com ciclos rápidos diante de um cenário absolutamente incerto, a análise de
dados aliada à tecnologia pode ajudar na construção de planos com focos e
cenários diferentes. E, embora todos reconheçamos o seu valor, o planejamento
corporativo exige comprometimento e ferramentas dedicadas e interconectadas com
suporte a coleta e preparo de informações, estudo de dados que inclua modelos
de variação e previsões, entrega dos relatórios executivos e a realização de
ajuste de modelos com base em relatórios de variação capazes de melhorar a precisão
das previsões.
A revisão do planejamento deve ser realizada de
forma periódica e continua, e os planos devem ser ajustados de acordo com cada
cenário, para garantir que decisões oportunas e precisas sejam tomadas usando
como base dados atualizados e confiáveis.
O processo de tomada de decisão é a força vital das
operações comerciais inteligentes e por isso, é importante ressaltar que o real
motivo para a utilização de todas essas novas tecnologias, como Big Data,
Business Intelligence (BI), inteligência artificial e outras, é o suporte à
decisão, que auxilia de forma eficaz.
Emerson Douglas Ferreira - especialista em
consultoria de planejamento, inteligência de negócio e soluções que auxiliam
executivos na tomada de decisão desde 1995, e fundador da Meeting Strategic
Solutions.
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