Home office cresce
tímido no Brasil, principalmente para promover mais produtividade e a
tecnologia é aliada para essa iniciativa
Trabalhar no escritório durante o horário comercial
ainda é uma prática dominante. Porém, o home office ou o horário flexível, está
sendo cada vez mais adotado no mercado de trabalho. No Brasil, 63,5% das
empresas ainda não oferecem esse regime de expediente, mas 58,8% dos
profissionais consideram adotar o trabalho remoto, de acordo com o relatório
da HRTech Convenia com a Ahgora, empresa de gestão de pessoas.
Outro
destaque do relatório é que, para 40% dos entrevistados, o maior desafio é
conseguir manter a produtividade durante o home office. Considerando que em
casa as pessoas estão mais suscetíveis a distrações e as demandas dependem
exclusivamente da performance de cada um, algumas atitudes como planejar as
atividades do dia com antecedência e equilibrar o tempo de trabalho com o de
descanso já ajudam a fazer o dia render.
Ambiente
organizado e devidamente equipado no home office também é sinônimo de
produtividade. Trabalhar em cima da cama pode parecer a opção mais cômoda, mas
não é a mais indicada. Investir em um espaço que seja exclusivo para o trabalho
e com uma estrutura propícia é importante para evitar perder o foco durante o
expediente. Pensar no tamanho da mesa, espaço para objetos e detalhes como boa
iluminação, ventilação e barulho fazem toda a diferença no dia-a-dia.
Outro ponto
fundamental é investir em tecnologias que otimizam a gestão de tempo e a
integração com o restante da equipe ou clientes. “Em razão da dinâmica
acelerada do mercado, todas as decisões precisam ser tomadas com agilidade e
precisão. A comunicação precisa ser assertiva e os documentos precisam ser
enviados e gerenciados a todo momento”, comenta Gustavo
Brant, vice-presidente de vendas Latam da DocuSign.
A empresa, que é pioneira e líder mundial no segmento de assinatura eletrônica,
viu nesses 15 anos de atuação o trabalho remoto pluralizar e percebeu a
importância de oferecer ferramentas que facilitam a gestão de documentos à
distância.
“Compreendemos
que cada companhia possui sua dinâmica quando o assunto é o trabalho remoto. Há
quem só utilize plataformas digitais, quem use o celular, notebook e faça
reuniões presenciais casualmente. Nós buscamos oferecer soluções que se adequem
às mudanças causadas pela transformação digital, sem descartar a segurança e a
praticidade que qualquer processo exige”, comenta o executivo.
Pensando
nesse ambiente mobile, a DocuSign investiu recentemente na assinatura
responsiva, um recurso que permite que os contratos sejam adequados
automaticamente de acordo com a tela de qualquer dispositivo, sem a necessidade
de ajustes manuais. Além disso, todos os documentos contam com o armazenamento
em nuvem, o que facilita sua gestão e permite que os colaboradores, mesmo à distância, consigam ter acesso ao arquivo.
“Todas
essas ferramentas são altamente eficientes quando o assunto é remover as
barreiras físicas e burocráticas que tanto atrapalham a vida de profissionais e
empresas dos mais variados segmentos. A possibilidade de
trabalhar, tomar decisões e fechar negócios além dos muros das companhias traz
mais mobilidade e agilidade às atividades”,
finaliza Brant.
DocuSign
www.docusign.com.br,
ou siga @DocuSign no Twitter, LinkedIn, Facebook e Instagram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário