Constantemente os empresários são confrontados com inúmeros
desafios, um deles é a criação de uma marca, além de encontrar um nome bom e
original que já não esteja sendo usado por outra empresa. E, na maioria das
vezes, enfrentam problemas legais por contratarem empresas que não são
suficientemente eficazes na busca por nomes.
Inclusive, a preocupação com o registro de marca deve vir antes de
investimentos em marketing, publicidade e materiais promocionais. E somente com
uma pesquisa e laudos completos serão garantidos os direitos à marca da forma
correta.
O registro de marcas permite a mostra da sua propriedade legal
sobre seu produto/marca para o público. Dito isso, ter uma marca registrada dá
o direito de usá-la no seu segmento como preferir, sem ter que se preocupar com
repercussões legais. Isso significa que a empresa tem todo o direito de usar,
vender ou modificar o produto da forma que desejar.
Ao fazer isso, impede-se também que qualquer outra empresa use a
sua marca. Se outra empresa usar o mesmo nome ou logotipo existe o direito
legal de impedi-los. A propriedade intelectual é coberta pela Lei da
Propriedade Industrial e, como proprietário de uma empresa, é preciso cumpri-la
para não ter problemas legais a longo prazo.
A reputação da sua marca é altamente importante, já que os hábitos
e decisões de compra dos consumidores são influenciados por marcas, cores e o
conceito que elas mantêm. Portanto, é justo ver a marca registrada como um
ativo intangível importante para ajudar a propagar os negócios de uma empresa.
Quando a concorrência no mercado for o fator predominante para que
as pessoas reconheçam seu produto ou serviço, é preciso uma marca e um logotipo
que se destaque do resto. Fazer com que o nome seja fácil de lembrar,
intrigante e cativante também são alternativas eficazes para conquistar o
interesse das pessoas do que ter uma marca ou um logotipo complicado, difícil
de entender e que não descreve seu produto ou serviço.
Também vale mencionar o quanto é difícil, hoje em dia, ter uma
marca registrada que já não esteja sendo usada, pois são cerca de 981 milhões
de marcas registradas no mundo. E, para isso, é sempre recomendado buscar uma
empresa séria que saiba atender suas necessidades na hora de registrar sua
marca ou inovação.
Valdomiro Soares - Presidente do
Grupo Marpa - Marcas, Patentes, Inovações e Gestão Tributária
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