A pesquisa foi feita com 600 brasileiros e encomendada pelo fornecedor global de tecnologia de serviços financeiros Fiserv Freepik.com |
Mais de 75% dizem
que provavelmente considerariam mudar de instituição financeira se não
conseguissem gerenciar sua conta facilmente no dispositivo móvel
Em um mundo em rápida evolução, estar sempre
conectado é fundamental. O número de pessoas que trabalham em horários “comuns”
está diminuindo à medida que os fusos horários internacionais e as taxas de
câmbio se tornam mais importantes. Os recursos de smartphones e serviços
bancários móveis estão ajudando as instituições financeiras a atender às
crescentes demandas dos clientes, além de permitir que eles se destacem de seus
concorrentes.
No Brasil, dois terços da população (66%) preferem
interagir com sua organização financeira principal por meio de dispositivos
móveis ou online, de acordo com uma nova pesquisa. Mais de 75% dos
entrevistados chegaram ao ponto de dizer que provavelmente considerariam mudar
de instituição financeira se não conseguissem gerenciar sua conta facilmente no
dispositivo móvel.
A pesquisa feita com 600 brasileiros, encomendada
pelo fornecedor global de tecnologia de serviços financeiros Fiserv, Inc.
(NASDAQ: FISV) e realizada pela Toluna Insights, revelou que 42% dos
entrevistados preferem usar seu smartphone, tablet ou dispositivo vestível,
como um smartwatch, para interagir com suas instituições financeiras. 24%
preferem seus laptops ou desktops. Apenas 16% preferem visitar uma filial
tradicional e, menos de 10%, falar com um representante por telefone.
Geralmente, os entrevistados mais jovens preferem
usar um dispositivo móvel, com 43% entre 18 e 34 anos, enquanto a mesma
porcentagem foi registrada entre as pessoas de 35 e 54 anos que preferem
smartphones, tablets ou dispositivos vestíveis. No entanto, o mobile banking
não é apenas para as gerações mais jovens. Enquanto 28% dos brasileiros com
mais de 55 anos ainda preferem o método tradicional de visitar uma agência, 33%
responderam que atualmente preferem o banco via smartphone, tablet ou dispositivo
vestível.
Rodrigo Silva, vice-presidente da América Latina e
do Caribe da Fiserv, empresa sediada em Wisconsin que entrou no Brasil em 2009,
diz que a importância que os brasileiros atribuem à conectividade constante
deve representar para as instituições financeiras um recado para que se
concentrem em melhorar suas opções digitais para reter e crescer sua base de
clientes.
"Clientes de todas as idades estão percebendo
a conveniência dos serviços bancários por meio de dispositivos digitais",
diz. "Por meio da tecnologia, as instituições financeiras podem estar
abertas o tempo todo, tornando a localização e o horário de trabalho de um
cliente irrelevantes. Se os bancos se concentrarem em garantir que sua presença
digital seja simples e abrangente, continuarão aptos a atender clientes
existentes e atrair novos clientes, mesmo que as preferências pelo setor
bancário evoluam” afirma.
A tecnologia digital da Fiserv ajuda a automatizar
os processos dos bancos, qualificando a conveniência e o facilidade para os
clientes. A plataforma digital da empresa atua como um orquestrador
omni-channel, criando experiências seguras e intuitivas, com pontos de acesso
físico e digital fáceis de configurar para clientes pessoais e empresariais por
meio de uma interface sofisticada e elegante.
Celulares em alta
De acordo com uma pesquisa divulgada no recente
Congresso da Federação dos Bancos do Brasil, realizado em São Paulo em junho
passado, a atividade móvel está em forte ascensão. Em 2018, as transações com
smartphones cresceram 80% em comparação com o mesmo período de 2017 e
provavelmente superarão em breve as transações feitas via Internet banking.
Enquanto as transações com computadores cresceram de 3,5 bilhões para 3,9
bilhões em 2018, as transações móveis aumentaram de 1,7 bilhões para 3 bilhões.
"O celular é o presente e o futuro",
disse Silva. “No Brasil, o número de pessoas que usam dispositivos portáteis
para completar suas necessidades bancárias está aumentando a cada dia. As
instituições financeiras que desejam liderar e crescer devem atender às
expectativas dos clientes e atualizar continuamente sua tecnologia móvel. A
plataforma da Fiserv coloca o banco digital literalmente nas mãos dos clientes
bancários, permitindo que eles gerenciem suas finanças quando e onde estiverem”.
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