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Especialista dá
dicas de como fidelizar o cliente
Se a existência de todos os produtos e serviços,
bem como de todas as empresas e profissões do mundo dependem do CLIENTE, nada
mais justo que uma data especial para homenagear esta figura.
No dia 15 de setembro é comemorado o dia do cliente
no Brasil. Muitas pessoas confundem essa data com o dia do consumidor, mas é
importante ressaltar que são datas diferentes. O dia mundial do consumidor é
comemorado em 15 de março e se caracteriza pela defesa dos direitos do
consumidor, enquanto o dia do cliente nasceu de uma
proposta com caráter promocional: A data surgiu no Rio Grande do Sul com
objetivo de fortalecer o relacionamento entre empresas e consumidores e
movimentar as vendas em setembro, mês que normalmente gera menos consumo no
comércio.
Enquanto algumas datas atingem públicos
específicos, o dia do cliente atinge a todos, sem exceção, pois todas as
pessoas são clientes de alguém assim como dependem de clientes para sobreviver.
De acordo com a gestora de relacionamento humano, Rita Carvalho, a data pode e
deve ser trabalhada pelas empresas de forma positiva. “O cliente é quem faz o
negócio acontecer e crescer; logo, partindo deste princípio, o ideal é ivenstir
naquilo que aproxime o consumidor do seu negócio”, comenta.
Em relação àquela perguntinha polêmica, que gera
muita confusão no dia a dia, Rita carvalho explica: O cliente tem sempre razão?
DEPENDE. O consumidor tem razão até que você mostre para ele as reais condições
e regras de seu negócio. “A relação com o consumidor é uma relação interpessoal
como as demais; portanto, se não há diálogo e respeito entre as partes, haverá
uma ‘guerra de egos’ e no final ninguém terá razão. A melhor maneira de manter
o equilíbrio diante de pontos de vistas diferentes é a neutralidade emocional.
Ouvir, respeitar, aceitar, mas não necessariamente concordar, além de demostrar
as regras com sutileza e clareza”, diz.
A empresária e micropigmentadora estética Natália
Nascimento, dona da clínica de estética que leva seu nome, revela que tem como
maior preocupação a satisfação do cliente. “Entendo que se um cliente sai
insatisfeito do meu estabelicimento, as chances de perder novos clientes e até
mesmo clientes antigos são altas. A informação passada boca a boca ainda tem um
alcance muito grande, então trabalho com afinco junto da minha equipe para
alcançar os melhores resultados sempre e garantir nosso feedback positivo”,
conta. Para este dia dia do cliente, a clínica Natália Nasciemto Estética
pensou em alguma ações que irão ocorrer durante todo o mês de setembro.
De acordo com Rita, para ter sucesso nessa
aproximação, é necessário conhecer quem é o seu cliente. “Surpreendo-o,
lembre-o de como ele é importante. Mas não somente em uma data especifica.
Fazer isto continuamente ajuda na construção de um bom relacionamento além de
fidelizar o cliente, que “vestirá” a camisa de sua marca, produto ou serviço,
por reconhecer que sua empresa se preocupa com o cliente”, garante a
especialista.
Rita Carvalho passa 10 dicas simples que fazem
parte de um bom plano de Marketing e que trazem o cliente para perto:
- Respeite os direitos do consumidor;
- Escute o seu cliente;
- Mantenha canais de comunicação eficazes;
- Crie interação com o seu cliente e interaja com ele frequentemente;
- Ajude-o a tomar a melhor decisão de compra;
- Ofereça benefícios e vantagens para que ele seja um cliente fidedigno;
- Mostre para o cliente que seu negócio apoia causas sociais e sustentabilidade;
- Deixe claro para o cliente as políticas de sua empresa;
- Mantenha-se presente na mente do cliente, lembrando-o de sua importância;
- Ofereça o melhor sempre, seja no atendimento, nos produtos ou serviços.
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