Toda empresa, seja ela micro, média ou grande,
precisa de planejamento para decolar. Ao colocar seu plano no papel, é possível
visualizar se o investimento é realmente viável, quais recursos serão
necessários e se você tem o tempo necessário para fazer tudo funcionar.
“Para que o negócio dê certo, o principal é
planejar estrategicamente e partir disso”, conta Carolina Farina, especialista
em liderança empreendedora feminina. Até mesmo depois do negócio já ter
estreado, ainda dá tempo de fazer o planejamento para não perder a linha.
Mas o que é preciso colocar nesse planejamento e
como usá-lo posteriormente? A especialista dá dicas sobre o que você precisa
saber:
- Qual exatamente é o
serviço/produto que você está oferecendo.
- Qual seu público-alvo, para
quem você vai trabalhar.
- Qual é o problema ou desejo
dos seus clientes, que seu produto/serviço irá resolver.
- Onde
e como será vendido.
- Como
alcançará os clientes.
- Como
entregará o produto e qual o custo.
- Que
recursos são necessários para produzir o produto.
- Onde você irá trabalhar:
escritório, Home Office, em parceria com outro local?
- Precisa
de uma equipe? Quantas pessoas?
- Quais
equipamentos serão necessários.
- Como
irá lucrar.
- Como irá cobrar dos clientes
e receber.
Todos esses itens são indispensáveis no
planejamento, e lhe darão uma visão ampla do negócio, mesmo que acabe
descobrindo não ser possível colocá-lo em prática no momento, assim evita sair
no prejuízo.
“O planejamento só traz benefícios ao empreendedor,
quanto mais conhecimento você tiver, melhor se sairá no mundo dos negócios”,
finaliza Carolina.
Carolina
Farina - Especialista em Liderança Empreendedora Feminina, Coach Pessoal e de
Negócios, Palestrante, Analista Comportamental, Thetahealer e Hipnóloga.
carolinafarina.com.br
Rua
Dr. Correa Coelho, 741 - Bairro Jardim Botânico, 80210-350 - Curitiba
Nenhum comentário:
Postar um comentário