Alunos aprendem
Língua Portuguesa a partir da Literatura possibilitando uma aprendizagem
significativa e mobilizando a comunidade escolar
A prática da leitura não é muito comum na rotina
de boa parte da população brasileira. Só na capital paulista, cerca de 4 em
cada 10 paulistanos declaram não ter lido nenhum livro nos últimos 3 meses,
aponta o último levantamento da Rede Nossa São Paulo. Para tentar reverter essa
cultura, instituições de ensino têm se mobilizado para buscar soluções
inovadoras de incentivo à leitura na comunidade escolar.
No Colégio Anglo 21, uma forma de mobilização dos
alunos para a prática leitora é usar a literatura para nortear diferentes
conteúdos e competências do currículo escolar. Segundo o coordenador do Ensino
Fundamental II José Modesto, trabalhar metodologias que auxiliem na sólida
formação leitora do aluno auxilia no desenvolvimento autônomo do
mesmo. “Além da imaginação, a leitura estimula a independência do jovem, que
passa a entender melhor a complexidade do mundo e, consequentemente, o seu
lugar nele e os desafios da sua própria existência”, afirma.
Modesto explica que, no Anglo 21, cada turma, da
Educação Infantil ao Ensino Médio, trabalha a Língua Portuguesa por meio de um eixo
norteador de leitura, que direciona as habilidades a serem
aprendidas em cada ano. “No 6º ano, por exemplo, o eixo é literatura e
oralidade, dessa forma, contos e fábulas são trabalhados em suas estruturas de
gênero, mobilizando, nelas mesmas, as produções textuais dos alunos; já no
Ensino Médio, trabalhamos de forma contextualizada e significativa a literatura
com foco nos títulos exigidos nas provas do vestibular, organizando o
conhecimento que os alunos precisam ter para a realização das provas em tempo
hábil”, diz Modesto.
Para trabalhar de forma constante a leitura com
os estudantes, o coordenador conta que cada aluno está sempre com dois livros
em mãos: o de leitura compartilhada e o de leitura autônoma. “Os livros mais
desafiadores sempre são trabalhados em sala de aula, na prática da leitura
compartilhada e os menos complexos em casa, mas ambos desenvolvem o mesmo eixo
norteador”, afirma.
O resultado dessa metodologia tem reunido a
comunidade escolar, de pais, alunos e professores, para atividades como o Festival
Literário, que viverá em setembro a sua segunda edição, com o
tema “Travessia”. “Com o Festival, os pais também se sentem
incentivados a participar dessa prática com os filhos”, explica. “Nós
estimulamos encontros para que eles leiam sobre temas do cotidiano dos filhos,
como assuntos relacionados à adolescência por exemplo”.
Na edição desse ano, o Festival Literário
acontecerá no Colégio Anglo 21 no dia 14 de setembro, sábado, das 9h às 13h,
e será aberto ao público interessado em conhecer a
metodologia e as produções dos estudantes. “O Festival mobiliza os alunos que
mostram seus trabalhos sobre diferentes obras, atuam no Sarau, participam do
concurso literário, da mesa de autores e envolvem amigos e familiares para participarem”,
conclui.
Festival Literário
Local: Colégio Anglo 21 - Rua Comendador Elias
Zarzur, 301 - Alto da Boa Vista
Data: sábado (14/09), 9h
Nenhum comentário:
Postar um comentário