Pesquisar no Blog

quinta-feira, 4 de abril de 2019

Dia Mundial da Saúde – Como manter seu cérebro saudável


Com atividades estimulantes, é possível melhorar a memória, concentração, raciocínio e criatividade, além de manter a qualidade de vida dos 60+


No dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde. Quando falamos no assunto, a primeira coisa que nos vem em mente é atividades físicas, alimentação saudável... Mas você já parou para pensar em como cuidar do seu cérebro contribui para a boa saúde? 

O cérebro é um dos órgãos mais importantes e essenciais para nossa sobrevivência. Sem ele, não teríamos a capacidade de raciocinar, pensar, ter sentimentos e desenvolver todas as ações necessárias ao longo do nosso dia (inclusive praticar atividades físicas!). 

Além disso, o funcionamento do corpo também depende dele, e é por isso que ele precisa de toda atenção e cuidado. O nosso cérebro pode – e precisa! – ser exercitado. Com exercícios estimulantes, é possível melhorar habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.

No Método SUPERA, uma rede de 350 academias de ginástica para o cérebro do Brasil, os alunos são desafiados de forma contínua, com exercícios que auxiliam na cognição do cérebro, ativando as conexões entre os neurônios.  

Para exemplificar, podemos traçar um paralelo com uma academia para o corpo. No SUPERA, os halteres dão lugar ao ábaco, principal ferramenta do curso que serve para fazer cálculos de forma prazerosa e bem diferente. Com o aprendizado, o aluno desenvolve o raciocínio e a coordenação motora. 

E as atividades aeróbicas? Em uma academia de ginástica para o cérebro, elas ganham outro nome: as neuróbicas. São atividades que fazem com que seu cérebro saia da zona de conforto, criando novas conexões. Quer exemplos? Escovar os dentes com a mão não dominante, andar de costas, mudar o relógio de pulso, fazer um novo trajeto para o trabalho... 

Além disso, em uma academia para o cérebro, os alunos usam jogos de tabuleiro, individuais ou em grupo, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais, como estratégia, relacionamento e autoconfiança.

As apostilas com exercícios exclusivos, dinâmicas em grupo e vídeos motivacionais também fazem parte das aulas da academia, contribuindo para a aplicação de uma metodologia eficaz na estimulação cerebral.

Os professores são capacitados para orientar os alunos no uso dos “equipamentos”, estimulando-os a pensar nos desafios propostos e a solucioná-los sozinhos.

A prática traz benefícios para a rotina, cultivando a memória e ajudando a prevenir os sinais de envelhecimento naturais do ser humano – e até na prevenção do aparecimento dos primeiros sintomas do Alzheimer. 

“Um bom treino cognitivo diário ajuda a aumentar a reserva cognitiva. Na prática, isso quer dizer que é possível chegar, por exemplo, aos 80 anos e ter um bom ‘estoque de informações’, que permite que o cérebro faça associações sempre que necessário. Se o cérebro tem uma boa reserva cognitiva, isto permite, por exemplo, que se ache rapidamente um sinônimo para uma palavra, da qual não se consegue lembrar exatamente”, comenta Solange Jacob, diretora acadêmica nacional da rede de academia de ginástica para o cérebro Método SUPERA. 

A manutenção do nosso corpo de maneira saudável e adequada só ocorre quando nossa saúde mental está em dia. Que tal todos nós garantirmos saúde também para o principal órgão do nosso corpo? A prática de atividades cognitivas, como a ginástica cerebral, uma alimentação balanceada, ingestão de água, a prática de exercícios físicos e uma boa sociabilidade são os ingredientes principais para garantir uma qualidade de vida à nossa mente. 

Para saber mais, acesse www.metodosupera.com.br


Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde é comemorado no dia 7 de abril e marca também a comemoração da fundação da Organização Mundial da Saúde. A campanha objetiva a conscientização à população mundial da importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. A campanha também prioriza a importância do acesso universal à saúde de qualidade e os benefícios que isso pode trazer; além de listar os principais vilões atuais da saúde e a importância de combatê-los, como poluição, dengue, HIV, pandemia de gripe; dentre outras.

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde, em 1948. A ideia surgiu como uma forma de atentar a preocupação em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo, e também alertar sobre os principais problemas de saúde que atingem a população mundial. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados