O
primeiro dia de aula de uma criança é sempre motivo de preocupação e
inquietação para os pais. Angustiados, eles querem saber em quanto tempo seus
filhos irão se adaptar à escola, aos amigos e à rotina, e, muitas vezes
inseguros, querem saber como ter certeza se a escolha da escola foi acertada.
A coordenadora do Berçário Ponto Omega Maria G. Drummond Gruppi, pedagoga e especialista em Primeira Infância, explica que, em geral, a ida para a escola representa, para as crianças, um misto de curiosidade e medo. Mesmo para crianças habituadas a conviver com outras crianças, em parquinhos ou clubes, ou para aquelas que, vindas de uma escola de Educação Infantil, estão de mudança para o primeiro ano do Ensino Fundamental, a exigência da nova escola tem uma conotação diferente.
Se você é pai ou mãe e seu filho vai começar a frequentar a escola nas próximas semanas, tenha em mente os seguintes aspectos:
- Você pode e deve
levar a criança para conhecer o espaço da escola com uns dias de
antecedência, explicando-lhe que é ali que ela irá todos os dias,
para conhecer novos amigos, novas brincadeiras e aprender coisas novas.
- Nas semanas que
antecedem o início das aulas, converse bastante com a criança sobre
a escola, explique por que é importante ela passar a
dormir e a acordar mais cedo (para se adaptar ao horário) e inclua, na
rotina dela, o preparo dos itens que a escola solicitar, assim como, a
compra dos uniformes se for o caso.
- Não só a mãe, mas
também o pai deve se envolver diretamente com a criança e com o processo
de adaptação à nova escola.
- Se os pais ficarem
inseguros ao momento da separação dos filhos (e ao tempo que ficarão
longe) é importante que essa insegurança não seja
transmitida aos filhos.
- Planeje horários e
trajetos evitando atrasos para levar e pegar a criança,
principalmente, nos primeiros dias de aula.
- Não permita que a
criança chegue ao limite máximo de tolerância e stress para só então
levá-la embora.
- Procure reservar um
tempo na agenda para ficar à disposição da escola nos primeiros
dias, mas sem interferir diretamente, no processo.
- É esperado que a
criança queira desistir ao perceber que a escola tem uma
rotina de atividades e que ela, ali, não poderá fazer o que quiser na hora
que quiser.
- No entanto, os
pais não devem ceder a este desejo sob nenhuma hipótese! Se
o fizerem passarão para a criança um atestado de que ela foi incapaz e
incompetente de superar seus medos e os novos desafios. Se decidir trocar
de escola, só faça isso depois que a criança estiver muito bem adaptada e
se o motivo for verdadeiramente importante. Mudanças envolvem sentimentos
de perdas, incapacidade e sofrimento, e têm que ser muito bem pensadas.
- Tenha em mente
que o ambiente escolar é bem diferente do de um parquinho ou de
um clube, por exemplo. No parquinho ou no clube se as
crianças se desentenderem, elas podem simplesmente abandonar a
brincadeira, indo cada uma para um canto e nas Escolas de Educação
Infantil, em decorrência da pouca idade, ataques de birra e frustração são
tolerados. Na escola, elas terão de aprender a
lidar com as diferenças individuais e com o sentimento de frustração.
- O tempo para esse
aprendizado depende dos recursos emocionais que cada criança tem, da sua
disponibilidade e segurança afetiva, da sua resistência à frustração, da
sua autonomia e independência.
Ponto Omega –
Centro de Cuidados Infantis Bilíngue
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