Carreira profissional é
uma construção. Quando um profissional acha que chegou lá porque conseguiu um
certificado, ele confunde o fim com o princípio da carreira. Ter um certificado
é o começo, não a finalidade de uma carreira. Não é à toa que vejo muitos
profissionais inseguros, que, inadvertidamente, têm enriquecido empresas e
pessoas que prometem: o curso, o método e, é claro, o certificado definitivo
para seu sucesso na carreira. Mas ele nunca chega.
Se sua carreira é uma
construção, você precisa saber em que terreno deverá construí-la. Sua área de
atuação é, e continuará a ser, muito valorizada? Uma empresa possui planos, em
geral, para os próximos 5 anos. Se você começar a trabalhar aos 17 e viver até
os 90 anos, deverá ter um plano que vá sustentá-lo por, pelo menos, 73 anos.
Portanto, comece a estudar a respeito da história de sua área de atuação, em
que momento está e quais os futuros prováveis.
E estudar é a infraestrutura
de sua carreira. É o estudo que lhe dará sustentação ao longo dela. Hoje, as
escolas não têm condições de formar adequadamente os profissionais que as
empresas e o País precisam. E essa é uma vantagem para você, caso descubra o
que estudar e, principalmente, o que ler. É claro que não estou me referindo a
Wikipédia e sites tradicionais de notícias. Você precisa de um mentor
qualificado para isso, e esse é um grande problema no Brasil: há falta de bons
mentores e de líderes.
E isso também é uma excelente
oportunidade para você. Afinal como toda construção, sua carreira tem de
crescer. Para isso, primeiro, procure ser especializado em sua área de atuação.
Mas não esqueça de adquirir conhecimentos para a liderança. O que se espera de
um profissional, conforme ele se aproxima dos 40 anos de idade, é que seja
capaz de se responsabilizar por pessoas e negócios.
Portanto, cuidado para
não se especializar demais em questões técnicas, pois você tem de ser um
conhecedor estratégico de sua área: para onde ela vai? Como impactará os
mercados? Quais são os desafios e as oportunidades estratégicas que existem
para sua carreira e a empresa em que trabalha?
Por último, sua carreira
tem de ter um significado. É difícil olhar para o Rio de Janeiro e não perceber
o Cristo Redentor. Do mesmo modo, sua carreira tem de ser marcante, relevante e
inspiradora. E, para isso, você deve pensar na obra completa. Ou seja, ao fim
de sua vida, quais pessoas terá influenciado? Quais lutas terá travado para si,
sua empresa e o País? Qual será o seu legado? Tenha a coragem de viver por ele
e orgulhar-se dele. Ele será a sua história: faça valer a pena!
Silvio Celestino - Autor do livro "O Líder
Transformador, como transformar pessoas em líderes", Sílvio Celestino é
sócio fundador da Alliance Coaching. No Twitter: @silviocelestino. Visite: www.alliancecoaching.com.br e www.facebook.com/AllianceCoachingBrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário