- Esclarecer dúvidas e evitar erros
O preenchimento da declaração anual costuma gerar dúvidas ao contribuinte, principalmente sobre o que e como declarar cada item solicitado. Casos de aquisição de bens durante o ano, de resgate de aplicações no mercado financeiro ou fundos de previdência e movimentações financeiras no exterior, são algumas das situações que exigem atenção na hora de declarar e neste caso, a experiência de um bom contador será fundamental para evitar equívocos.
- Fugir da "malha fina"
Declarações que envolvem diferentes fontes de renda, muitos dependentes ou vários tipos de aplicações financeiras são mais complexas e podem fazer com que o contribuinte caia na"malha fina" por falta de conhecimento ou algum mínimo detalhe. Cabe ao contador evitar isso, já que a intenção não é burlar o fisco.
- Mais segurança, tranquilidade e coerência ao declarar o IR
O tipo de declaração escolhida e o número de dependentes declarados, por exemplo, pode impactar no valor a pagar ou restituir do fisco. Sendo assim, contar com um profissional capacitado para ajudar na análise de cada situação e de suas particularidades, é essencial para evitar a temida malha fina, gastos e riscos desnecessários. Contratar um contador possibilitará segurança e tranquilidade ao contribuinte.
Gustavo Oliveira é Contador - Sócio Proprietário da Oliveira e Associados Organização Contábil e diretor do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário