O Pinterest acaba de
apresentar seu primeiro relatório internacional focado no mercado de beleza.
Criado para auxiliar as empresas parceiras da plataforma a tomar melhores
decisões estratégicas de marketing, o estudo mostrou que, de acordo com os
dados do último ano, esses são os assuntos que mais interessaram aos usuários:
·
Cabelos
·
Unhas
Com mais de 38,5 milhões de visitas únicas na categoria de Cabelo, maquiagem e beleza, o Pinterest é hoje a maior plataforma de beleza do mundo.
Nele, as pessoas buscam por dicas e salvam ideias que gostariam de reproduzir
em momentos do dia a dia ou ocasiões especiais. Por isso, a ferramenta pode
servir como um bom termômetro para os departamentos de marketing e vendas das
empresas do mercado de beleza, já que além de mostrar as preferências dos
usuários, deixa claro os itens mais desejados e como o consumidor pretende
utilizá-los.
“Mensalmente no Brasil são realizadas mais de 350 mil buscas com a
palavra beleza. Por isso, acreditamos que as marcas de maquiagem, cuidados com
a pele e cabelos, devem ver no Pinterest uma oportunidade de atrair potenciais
clientes no momento em que estão buscando inspiração para seus projetos diários
e, desta forma, propensos a consumirem seus produtos”, explica Mariana Sensini,
diretora de parcerias estratégicas do Pinterest no Brasil. “Como o engajamento
em torno da categoria de beleza continua a crescer na plataforma no Brasil, nós
estamos preparados para ajudar as empresas do setor a conquistarem esse novo
público.”
Confira alguns destaques de dados da pesquisa:
·
No Brasil, o assunto mais buscado dentro da categoria de beleza é
maquiagem, com mais de 650 mil pesquisas por mês.
·
As pesquisas por "cuidados com a pele" cresceram 40%,
com relação ao ano anterior, já as de "cabelos" aumentaram 25%.
·
Metade dos usuários da plataforma salva pelo menos uma ideia de
cabelos na plataforma.
·
42% dos usuários já efetuaram uma compra de beleza após verem um
Pin. As pessoas estão duas vezes mais propensas a comprar em uma loja física –
inclusive, elas usam o app enquanto efetuam uma compra.
·
43 milhões de pessoas buscaram a palavra "cabelo" em
2015 e 670 milhões procuraram por termas relacionados a cabelos no mesmo ano.
·
Usuários buscando ou salvando ideias de cuidados com a pele são
relativamente novos. 20% deles estão abaixo dos 18 anos e 51% entre 18 e 34.
·
Os usuários têm o costume de pesquisar a aplicação de sombras de
acordo com a cor de seus olhos. Dentre os cinco termos mais utilizados estão:
“sombras para olhos castanhos”, “sombras para olhos azuis” e “sombras para
olhos verdes”.
·
Pinadores procuram pelo nome de marcas – especialmente para
máscara, sombras, produtos para os lábios e bases – mas não buscam apenas
pelas grandes empresas.
·
O número de homens usando a plataforma tem crescido bastante, na
área de beleza, cortes de cabelo e cuidados com a pele lideram as pesquisas.
·
350 mil pesquisas são feitas no Brasil por mês, só na categoria de
cabelo, maquiagem e beleza.
·
No mundo, a categoria de cabelo, maquiagem e beleza possui mais de
38,5 milhões de visitas únicas.
Sobre o
Pinterest:
O Pinterest
é uma ferramenta de descoberta visual que ajuda pessoas a descobrir e salvar ideias
criativas. Lançado em 2010, o Pinterest tem como sede a cidade de São
Francisco, na Califórnia, e está disponível no br.pinterest.com
e para iOS e Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário