Pesquisar no Blog

terça-feira, 31 de março de 2015

Angelina Jolie e sua influência sobre as mulheres




Atualmente, vivemos cientificamente em um universo da genética, que vem deixando de ser promessa para se tornar uma realidade na arte da medicina. Porém, é preciso tomar muito cuidado com todas as informações obtidas nas análises dos exames, das mutações e de outras alterações cromossômicas que somos capazes de fornecer hoje em dia.
Em relação à recente atitude da artista Angelina Jolie, em primeiro lugar é importante que as pessoas saibam que essa decisão pertence ao paciente e não ao médico. É dever, por outro lado, da equipe médica, manter seu paciente atualizado com todas as questões genéticas vigentes no momento.
As alterações divulgadas pela imprensa dos exames da artista levaram-na a tomar a atitude de pedir uma ooforectomia para a retirada dos ovários. Mas é importante que nós, médicos e cientistas, venhamos a público para esclarecer academicamente este gesto, para que outras mulheres não acabem indiscriminadamente se precipitando.
É importantíssimo ressaltar e orientar as mulheres, que devem conversar com seu médico oncologista sobre o real significado dessa informação genética.
Ressalto que a conduta da artista é academicamente corretíssima e que não deveria suscitar qualquer tipo de opinião controversa. Espero, e por esse motivo me manifesto, que as mulheres reflitam e orientem-se com profissionais qualificados antes de qualquer tipo de atitude cirúrgica, como ocorreu nesse caso.

Beny Schmidt - chefe e fundador do Laboratório de Patologia Neuromuscular e professor adjunto de Patologia Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Ele e sua equipe são responsáveis pelo maior acervo de doenças musculares do mundo, com mais de doze mil biópsias realizadas, e ajudou a localizar, dentro da célula muscular, a proteína indispensável para o bom funcionamento do músculo esquelético - a distrofina. Beny Schmidt possui larga experiência na área de medicina esportiva, na qual já realizou consultorias para a liberação de jogadores no futebol profissional e atletas olímpicos. Foi um dos criadores do primeiro Centro Científico Esportivo do Brasil, atual Reffis, do São Paulo Futebol Clube, e do CECAP (Centro Esportivo Clube Atlético Paulistano).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados