Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de março de 2015

O importante papel das escolas no combate à Discriminação Racial




21 de março é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em memória ao ocorrido neste mesmo dia em 1960, em Joanesburgo, capital da África do Sul, quando 20 mil negros protestavam contra a lei do passe que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular.
Quando os manifestantes se depararam com tropas do exército, mesmo sendo uma manifestação pacífica, houve tiroteio e 69 pessoas morreram e outras 186 ficaram feridas.
O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial é uma homenagem as vítimas do fatídico 21 de março e também uma forma de conscientização da sociedade para a questão da distinção e exclusão baseada na raça, cor ou origem étnica que impeçam o reconhecimento dos direito a igualdade e liberdade fundamental a todos os indivíduos.
A discriminação gera efeitos negativos, psicológicos e sociais, na vida de qualquer ser humano e, se tratando de crianças, que estão em processo de formação de identidade, o problema é potencializado.
No Brasil, em março de 2013, foi aprovada a Lei Federal 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e Médio.
A ideia é fomentar o debate e ajudar a construir através do conhecimento da história e da cultura, a noção de identidade e dos valores para uma sociedade livre de descriminações.
 “A discriminação na escola é um tema que os profissionais que lidam diretamente com as crianças, devem trabalhar com clareza para explicar as diferenças entre os seres independentemente de sua cor”, declara Carmen Adriana, coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia.
A criança - negra ou branca – que conviver em uma realidade de discriminação, criará um sentimento de que dependendo da cor de pele, as pessoas ocupam lugares diferentes na sociedade. 
Estudos na área de educação infantil mostram que, na infância, a criança já nota diferenças na aparência das pessoas. Por isso, é muito importante que os adultos tenham responsabilidade, orientando e conversando com os pequenos sobre igualdade racial. E a escola desempenha papel importante nessa conscientização.

Colégio Itatiaia - www.colegioitatiaia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados