Pesquisar no Blog

quarta-feira, 25 de março de 2015

Autoestima: como o suor excessivo pode afetá-la?




 Autoestima é algo fundamental para uma vida saudável. Amar a si mesmo, aos outros e ser amado, só é possível quando estamos bem conosco. Mantê-la em alta é fundamental para viver com qualidade. Entretanto, algumas situações provocam abalos nesse sentimento tão importante para qualquer ser humano.
Um deles é o suor excessivo. Imagine chegar a uma entrevista de emprego com a camisa molhada. Ou então, ver seu rosto pingando ao encontrar aquele garoto ou garota especial. Todas essas ocasiões fazem com que os chamados hiperidróticos - pessoas que possuem a doença caracterizada pela produção de suor excessivo causado por uma disfunção no organismo - tenham sua autoestima extremamente afetada.
Subestimada por muito tempo pelos planos de saúde, a hiperidrose era considerada como um problema estético, quando na verdade afeta diretamente a vida das pessoas. A doença, que acomete cerca de 2,5% da população mundial, tira a liberdade das pessoas de abraçar, apertar a mão, ou mesmo tirar os sapatos em público. Surgem, então, transtornos nos relacionamentos interpessoais, prejuízos sociais, profissionais e uma forte queda na autoestima. 
Esta doença atinge tanto homens quanto mulheres que sofrem com a sudorese excessiva em regiões como axilas, mãos, pés, couro cabeludo, face, virilha e nádegas, tanto em dias quentes quanto frios, e que costumam se intensificar em situações de ansiedade, aumento da temperatura ambiente ou na ingestão de alimentos muito calóricos.
Visando eliminar o problema e ter de volta a liberdade de se expressar com confiança, os pacientes podem contar com diferentes tipos de tratamento. São eles:
- Aplicação de botox: a aplicação da toxina botulínica é feita nas áreas onde há maior concentração de suor. É um tratamento indicado para quem tem suor excessivo na axila, testa ou couro cabeludo. Contudo, o método é caro e precisa ser refeito a cada seis meses, em média.
- Simpatectomia: trata-se de uma cirurgia na qual o médico retira e queima as glândulas com defeito, para que não voltem a funcionar. É um método mais invasivo, apesar da operação ser simples. Após a cirurgia, existe o risco de o suor passar para outra área.
- Perspirex: reconhecido como líder mundial no combate ao suor excessivo, o cosmético foi lançado recentemente no Brasil e é o único antiperspirante aprovado e registrado pela Anvisa. O produto cria uma espécie de tampão em gel que bloqueia a produção do suor em 40% por até 72 horas com uma única aplicação.
Independente do método escolhido,  o mais importante é o hiperidrótico não tentar esconder ou subestimar o seu problema. Estamos falando de uma doença e ela deve ser tratada como tal. Procure conhecer melhor os tratamentos disponíveis e veja qual se adequa melhor à sua rotina. Mantenha-se informado sobre as novidades da área e invista cada dia mais em seu bem-estar!

Paulo Guerra - diretor da Osler do Brasil, responsável pela distribuição de Perspirex. www.perspirex.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados